Do G1 PE

O ex-BBB e economista Gil do Vigor lamentou o posicionamento da comissão de ética formada para apurar os ataques homofóbicos feitos pelo conselheiro do Sport Flávio Khoury. Depois de cinco meses analisando o caso, os conselheiros sugeriram uma “advertência por escrito” como punição pelo ato discriminatório.

O caso ocorreu em maio, quando Flávio Koury teve áudios de uma conversa em um grupo de WhatsApp vazados. O conselheiro divulgou dias depois um vídeo pedindo desculpas. O resultado da comissão foi divulgado na quarta-feira (20), mesmo dia em que Gil se manifestou no Twitter sobre o caso.

Na época, o conselheiro não gostou de um vídeo gravado no gramado da Ilha do Retiro, estádio de futebol do clube, em que Gil dança o “tchaki tchaki”, coreografia que virou a marca registrada do ex-BBB no programa, no dia em que o economista foi homenageado pelo Sport.

“Eu tento fingir que esse episódio do meu pós [BBB] não me machucou mas… Não deixarei de amar o meu clube, mas o dia hoje não foi fácil após essa notícia! Tento não ler sobre, fingir que não aconteceu pois me traz lembranças que não gosto de lembrar. É triste!”, afirmou Gil do Vigor, no Twitter.

Atualmente, o economista está nos Estados Unidos para cursar PhD (pós-doutorado) em economia na Universidade da Califórnia em Davis.

Gil se manifestou em resposta a uma postagem do repórter do ge Rômulo Alcoforado no Twitter. A comissão de ética que analisou o caso foi composta pelos conselheiros do Sport e advogados Silvio Neves Batista, Fernando Pessoa, Arsênio Meira de Vasconcelos e Paulo Belfort, além do engenheiro Marcílio Paraíso, segundo apurou o ge.

Todos os que participaram da ocuparam cargos relevantes no Sport – estiveram na presidência ou vice-presidência de setores-chave.

O presidente do Conselho Deliberativo do time, Pedro Lacerda, explicou ao ge PE que o assunto ainda será debatido e, em novembro, deve ser realizada a votação da apreciação do parecer feito pela comissão, que pode confirmar ou não a punição.

Nas mensagens vazadas em maio, Koury criticava um vídeo gravado na Ilha do Retiro, o estádio de futebol do clube, em que Gil dança no gramado no dia em que o economista foi homenageado pelo Sport.

Os áudios e as mensagens foram enviados em um grupo à parte, fora do ambiente oficial do clube, que reúne conselheiros e torcedores. Neles, Flávio Koury reclamou da ampla repercussão do vídeo da dança do ex-BBB dentro do estádio do Sport.

A hashtag #GilMereceRespeito figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter, com publicações pedindo a exclusão de Koury do Conselho do Sport, logo depois do ocorrido. No primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano, em maio, dias depois do ocorrido, jogadores do time pernambucano fizeram homenagens ao ex-BBB.