O 'Externato de Dona Zuleide' era referência na educação em ST

Publicado às 05h10 deste domingo (16)

A coluna “Viagem ao Passado” deste domingo destaca uma fotografia histórica do saudoso Externato São Domingos Sávio que funcionava à rua Cornélio Soares, em frente ao atual Batalhão da Polícia Militar, que tinha como diretora a Professora Zuleide Vieira. O registro nos foi gentilmente cedido pelo serrata-lhadense Luiz Gonzaga da Silva, o popular Daguinha, que hoje reside na cidade de Leme-SP.

Entre os vários personagens que fizeram ou fazem parte da história da cidade está a Miss Pernambuco 1974, Cilene Aubry, que na ocasião estava segurando uma sanfona. A imagem foi realizada entre 1965 e 1970.

PROFESSORA ZULEIDE, UMA DAS GRANDES BALUARTES DA EDUCAÇÃO EM SERRA TALHADA

A professora serra-talhadense Zuleide Vieira da Silva, faleceu em 29 de outubro, poucos dias depois do Dia dos Professores, aos 96 anos, vitimada por um edema pulmonar, quando estava internada no Hospital Memorial São José, em Recife. Dona Zuleide, como era mais conhecida, foi uma das fundadoras do Externato São Domingos Sávio, que funcionou na década de 1960,70 e 80, na Rua Cornélio Soares, no Centro.

Junto com a sua irmã, Risete Vieira, ambas com formação no Colégio Sagrado Coração, em Caruaru, no Agreste, Zuleide Vieira trouxe para Serra Talhada um método de ensino inovador, que conquistou a todos. Naquela época, Dona Zuleide já tinha uma visão empreendedora da educação. Um dos prodígios que passaram pelo educandário foi o jornalista, poeta, cronista e diretor chefe do site Farol de Notícias, Giovanni Sá.

O 'Externato de Dona Zuleide' era referência na educação em ST