Caro FAROL DE NOTÍCIAS, em razão da publicação neste órgão de imprensa de matéria com o título “ex- candidato a prefeito de Serra Talhada é detido por suspeita de corrupção de menores”, venho por meio desta esclarecer o seguinte:

1. Fui surpreendido na tarde de quinta feira (22) com a chegada na Fazenda de três adolescentes, que narraram que estavam com problemas em casa com seus genitores e desejavam uma ajuda financeira para comprar passagens para viajarem ao estado da Bahia.

2. Uma das adolescentes era sobrinha de um conhecido meu, que inclusive, regularmente pescamos juntos na fazenda, razão pela qual permiti a entrada das mesmas e posteriormente exigi e aconselhei que as mesmas entrassem em contato com seus familiares e dissessem onde se encontravam.

3. As jovens, repito, por insistência minha, entraram em contato telefônico com suas genitoras, inclusive usando meu próprio telefone.

4. Após falarem com seus familiares, disse as mesmas que iria a Serra Talhada, e novamente aconselhei as mesmas a retornarem para suas residências, porém as jovens ficaram na Casa da Fazenda.

5. Quando retornei no final da tarde para a fazenda, as jovens não mais se encontravam na propriedade, pelo que imaginei que tinham retornado para suas residências.

6. Ontem, sexta–feira (23) – para minha surpresa, recebi um telefonema de policiais, relatando que foram em companhia das genitoras das adolescentes e de membros do Conselho Tutelar até a fazenda, e lá encontraram as jovens.

7. Cioso de minhas obrigações e sempre pautando pela verdade e buscando esclarecer o ocorrido  me dirigi, de livre e espontânea vontade, à delegacia, quando soube que as mesmas realmente encontravam- se na fazenda novamente e tinham entrado na casa que estava trancada, dessa vez sem minha autorização, arrombando as fechaduras.

8. Relatei e esclareci as autoridades toda a história acima narrada, e tanto as genitoras como as adolescentes confirmaram todas as minhas informações.

9. Inclusive as adolescentes relataram que após minha saída da fazenda, as mesmas entraram em contato com amigos, que foram buscá-las e todos juntos foram até o distrito de Jatiúca e lá ingeriram bebidas alcoólicas e no retorno as mesmas ficaram novamente na fazenda, onde, repito, arrombaram as fechaduras da casa e lá adentraram. Desta vez sem a minha permissão.

10. Por fim esclareço que as adolescentes narraram na delegacia que em nenhum momento foi por mim oferecido qualquer benefício, bebida ou mantive qualquer ato que pudessem me desonrar perante a mim mesmo, minha família ou a sociedade de Serra Talhada.

11. É necessário que antes de publicarem notícias que atinjam a honra e credibilidade de qualquer cidadão, os fatos devam ser apurados de forma honesta e realmente como aconteceram, inclusive antes buscando ouvir a outra parte envolvida, pois a honra é um bem jurídico protegido pela Constituição Federal, passível  inclusive de ações judiciais para que se busque reparações quando atingida.

12. Todos os meus esclarecimentos já foram devidamente prestados a quem de direito, as autoridades competentes, confirmadas pelas partes envolvidas, razão pela qual venho prestar estas informações para que a sociedade tenha conhecimento da  verdade dos fatos, da forma como ocorreram e salientando que tomarei todas as medidas legais necessárias para manter minha honra intacta.

Atenciosamente,

Ronaldo Timóteo de Melo