O que é a 5ª força da natureza, que cientistas dizem estar perto de descobrir

Do G1

Todas as forças que experimentamos todos os dias podem ser reduzidas a apenas quatro categorias: gravidadeeletromagnetismoforça nuclear forte e força nuclear fraca.

Essas quatro forças fundamentais governam como todos os objetos e partículas do Universo interagem uns com os outros.

As descobertas foram feitas em uma instalação de acelerador de partículas dos EUA chamada Fermilab.

Eles se baseiam nos resultados anunciados em 2021, nos quais a equipe do Fermilab sugeriu pela primeira vez a possibilidade de uma quinta força da natureza.

Desde então, a equipe de pesquisa reuniu mais dados e reduziu a incerteza de suas medições por um fator de dois, de acordo com Brendan Casey, cientista sênior do Fermilab.

Estamos realmente explorando um novo território. Estamos determinando as (medidas) com uma precisão melhor do que nunca
— Brendan Casey

Em um experimento com o nome “g menos dois (g-2)”, os pesquisadores aceleram as partículas subatômicas chamadas múons em torno de um anel de 15 metros de diâmetro, onde circulam cerca de 1.000 vezes quase à velocidade da luz.

Os pesquisadores descobriram que essas partículas podem estar se comportando de uma maneira que não pode ser explicada pela teoria atual, chamada de Modelo Padrão, por causa da influência de uma “nova força” da natureza.

Eles esperavam consegui-las agora, mas as incertezas sobre o modelo padrão da quantidade de oscilação em múons aumentaram devido aos desenvolvimentos na física teórica.