Publicado às 05h45 desta segunda-feira (20)

Por Antonio Lima, morador de Serra Talhada

Bom dia FAROL. Depois de ler a matéria do Farol (Márcia Conrado Debate Renovação do Contrato com a Compesa), venho chamar a atenção para onde o esgoto esta sendo despejado, no açude Borborema, Rio Pajeú.

Aproveito e coloco em pauta a promessa do ex-prefeito Luciano Duque sobre a construção de um Parque Ecológico no centro da cidade, que seria implantado nos arredores do açude Borborema como forma de restauração daquela área. Dar visibilidade ao Borborema é forçar os poderes a investir em saneamento, em recuperação do açude.

Faço esse apelo visto que foram construído novas praças nos bairros da Várzea, da Cohab, do Vila Bela, da Estação do Forró, da AABB e do IPSEP, que além da Academia das Cidades vai ganhar em breve o Parque dos Ipês. Chegou o momento de olhar para outra regiões da cidade.

A sugestão é para a construção de um parque ecológico nas imediações do açude Borborema.

Toda vez que vou e volto da UAST, fico olhando da janela do carro para a bela vista que tenho da serra, de toda sua beleza e notei que por lá existe um loteamento, existem áreas públicas que poderiam ser usadas como espaço para construção de uma praça e este local tem a possibilidade de ser contemplado para se construir um parque ou uma área turística e preservação.

O açude Borborema pode ser um excelente atrativo turístico e agregar um parque nos seus arredores. Além da beleza do açude, tem a beleza exuberante da serra que fica ao lado do açude. Sem falar na chegada do SESC que poderia ajudar no turismo da região.

Imagina, aquele açude com passeios de barquinhos aos sábados e domingos! As famílias reunidas em um parque nas proximidades. Seria o primeiro passo para uma recuperação e proteção do açude Borborema. Além do que, a prefeitura estaria levando maior qualidade de vida para próximo dos moradores dos bairros que ainda não foram contemplados com praças e espaços de lazer e recreação. Com isso, os bairros da Borborema, Cagep, Universitário e Mutirão seriam beneficiados.

Estes bairros vem crescendo muito e essa população precisa de uma atenção por parte da prefeitura quando falamos em lazer. Contemplar o açude Borborema com a serra, e um parque ecológico, seria fantástico e excelente para o turismo local. Essa é a pauta.