O Trem da Memória de ST: Próxima Estação Vidal de Negreiros

Publicado às 06h30 deste sábado (4)

Por Adelmo Santos, poeta, escritor e ex-presidente da Academia Serra-talhadense de Letras

Entre nesse trem e conheça muitas histórias. A estação de Vidal de Negreiros fica em Serra Talhada – PE, foi inaugurada no trecho de Serra Talhada a Salgueiro, em 23 de setembro de 1962. Foi uma homenagem à Vidal de Negreiros, que foi um dos heróis da Insurreição pernambucana.

A Estação seguiu o mesmo estilo das estações que  foram construídas nesse trecho. Essa foto foi tirada em 2002, e a estação já estava abandonada e invadida pelos matos. Nessa época, já era denunciado vários roubos de trilhos entre essa estação e a de Felipe Camarão.

Veja também:   CineClube Lampião leva projeto para zona rural de Serra Talhada

Já não passava por aqui nenhum trem há vários anos. Meu irmão Antônio José, trabalhava neste trecho no fim dos anos 60. Eu era ainda criança, e passava minhas férias por aqui, jogando bola em um campinho de terra, bem pertinho da plataforma.

É triste ver a estação assim como está agora, meus olhos ficam marejando, foi o fim de uma linda história. Olhando a fotografia não dar para ver agora onde ficava o campo, só vejo pelas imagens guardadas em minhas memórias.

Veja também:   Morador do Bom Jesus alerta para descaso da Neonergia em ST

É mais um grande descaso, não existe mais o trem e por onde o trem passava escrevendo a sua história, agora está cheio de matos. O que foi uma homenagem ao grande Vidal De Negreiros, só restou tristeza agora.

Foi embora o trem de cargas junto com o de passageiros. E o mato sobe a calçada onde as pessoas passavam caminhando apressadas, carregando as suas malas, querendo chegar primeiro.