O Trem da Memória de ST: Próxima Estação Vidal de Negreiros

Publicado às 06h30 deste sábado (4)

Por Adelmo Santos, poeta, escritor e ex-presidente da Academia Serra-talhadense de Letras

Entre nesse trem e conheça muitas histórias. A estação de Vidal de Negreiros fica em Serra Talhada – PE, foi inaugurada no trecho de Serra Talhada a Salgueiro, em 23 de setembro de 1962. Foi uma homenagem à Vidal de Negreiros, que foi um dos heróis da Insurreição pernambucana.

A Estação seguiu o mesmo estilo das estações que  foram construídas nesse trecho. Essa foto foi tirada em 2002, e a estação já estava abandonada e invadida pelos matos. Nessa época, já era denunciado vários roubos de trilhos entre essa estação e a de Felipe Camarão.

Já não passava por aqui nenhum trem há vários anos. Meu irmão Antônio José, trabalhava neste trecho no fim dos anos 60. Eu era ainda criança, e passava minhas férias por aqui, jogando bola em um campinho de terra, bem pertinho da plataforma.

É triste ver a estação assim como está agora, meus olhos ficam marejando, foi o fim de uma linda história. Olhando a fotografia não dar para ver agora onde ficava o campo, só vejo pelas imagens guardadas em minhas memórias.

É mais um grande descaso, não existe mais o trem e por onde o trem passava escrevendo a sua história, agora está cheio de matos. O que foi uma homenagem ao grande Vidal De Negreiros, só restou tristeza agora.

Foi embora o trem de cargas junto com o de passageiros. E o mato sobe a calçada onde as pessoas passavam caminhando apressadas, carregando as suas malas, querendo chegar primeiro.