O Projeto “Olhar Brasileiro – Interações Culturais” inaugurou, nesta sexta-feira (28), no Museu do Cangaço em Serra Talhada, a mostra fotográfica Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima. O lançamento reuniu as melhores fotos das exposições realizadas por adolescentes e jovens da zona rural da Capital do Xaxado, e as selecionadas das turmas de Roraima, num total de 80 fotos.

O projeto tem como um dos seus coordenadores o fotógrafo serratalhadense Álvaro Severo. Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima é o resultado das oficinas de capacitação que atenderam comunidades rurais em Pernambuco, além de assentamentos e comunidades indígenas em Roraima. Nessa sexta-feira em Serra Talhada, houve a interação e troca de conhecimentos junto a integrantes da tribo Macuxi.

Em maio, foram realizadas exposições em Serra Talhada (PE), com os trabalhos de cada turma, nas comunidades capacitadas: Fazenda Barreiros, Santana de Cima, Conceição de Cima e na Vila de Caiçarinha da Penha. O município foi escolhido para local da mostra final por ser a terra natal do mais famoso cangaceiro – Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

Em 25 de julho, a mostra final segue para Roraima, com as exposições em cada comunidade roraimense capacitada. Antes, as duas turmas indígenas da Comunidade da Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, exibem em suas terras as exposições Cultura Macuxi I e Cultura Macuxi II, a partir de 24 de julho.