Kate Middleton (Foto: Justin Tallis/Pool/AFP/ND)

Do Diario de PE

A tempestade começou depois que Catherine, a esposa do herdeiro da coroa britânica, William, admitiu que a foto oficial onde aparecia sorridente ao lado de seus três filhos no Dia das Mães havia sido editada.
A princesa pediu desculpas e a imagem foi retirada de circulação das principais agências de notícias, incluindo a AFP.
A ausência de Catherine da esfera pública nas últimas semanas e a falta de informação oficial sobre seu paradeiro vinham gerando todo tipo de especulação nas redes: que seu casamento com William estava com problemas, que a princesa estava se recuperando de um transtorno alimentar, ou de uma cirurgia estética nos glúteos. Alguns se perguntavam inclusive se ela estava viva.
A “prova de vida” chegou no domingo, quando o Palácio de Kensington publicou a polêmica fotografia, supostamente tirada pelo príncipe William. Foi a primeira foto oficial desde a operação abdominal da princesa em meados de janeiro, intervenção cujos detalhes não foram revelados.
Rapidamente, contudo, os internautas, atentos ao menor deslize, começaram a esmiuçar a imagem e a apontar suas inconsistências, como o zíper desalinhado da jaqueta de Catherine.
Após a retirada da imagem por parte das principais agências de notícias, a princesa pediu desculpas em um comunicado, mas não explicou por que havia editado a imagem, nem o que removeu do retrato.
“A moral da edição das fotos é simples: conte tudo”, escreveu o colunista do The Guardian, Simon Jenkins. “Quando se chega a esse ponto, a privacidade não funciona. Alimenta rumores, piadas e invenções.”
E foi exatamente isso que aconteceu: a Internet foi inundada de memes tentando responder o que a realeza britânica está tentando esconder.
“Todas as famílias escondem um segredo”, lia-se em uma publicação que viralizou na rede X, que simulava o poster de uma série fictícia da Netflix intitulada “Uma conspiração real. O desaparecimento de Kate Middleton”.
O mistério do Palácio e o gerenciamento das relações públicas do caso agravaram as especulações em torno de Catherine, despertando, até mesmo, o interesse de quem normalmente não acompanha a família real.
Alguns se perguntaram se foi de fato Catherine que editou a foto, como afirma a versão oficial.
Outros consultaram especialistas em jardinagem para saber mais sobre a planta que aparece no fundo, levantando suspeitas de que teriam muitas folhas para essa época do ano na Inglaterra.
Os mais céticos pediram explicações sobre o paradeiro de Catherine, e alguns especularam com humor que ela teria deixado sua família para fazer um curso intensivo de Photoshop.
Simpatizantes da realeza tentaram conter a avalanche dizendo que a princesa tem direito à sua privacidade, mas esses pedidos parecem ter sido ignorados.
A imagem manipulada de Kate Middleton ocorre em um momento de grande preocupação sobre informações falsas ou enganosas propagadas em conteúdos visuais, especialmente após os enormes avanços de aplicativos de Inteligência Artificial (IA).
O episódio também levou muitos a se perguntarem se a coroa britânica divulgou outras imagens adulteradas no passado. Veículos como a CNN afirmaram ter iniciado uma revisão de todas as fotos cedidas previamente à imprensa pelo Palácio de Kensington.
E o clima de desconfiança on-line reacendeu os pedidos por maior transparência, inclusive entre os membros da realeza britânica conhecidos por sua discrição.
No mês passado, o rei Charles III, sogro de Catherine, recebeu elogios por tonar público seu diagnóstico de câncer.
Mas muitos especialistas em saúde criticaram que não tenha revelado qual tipo de câncer o acomete, uma informação que poderia ter incentivado os britânicos comuns a fazer exames preventivos.
“Se os membros da realeza querem ser modelo de valores importantes para a nação, deveriam começar a revisar sua relação com a imprensa, a favor da transparência e da honestidade”, disse na rede X Catherine Mayer, autora do livro “Charles: The Heart of a King” (ainda sem tradução para o português). “Deveriam se opor à desinformação, não contribuir com ela.”
Enquanto isso, neste domingo (17), de acordo com o tabloide britânico The Sun, Kate e William passaram a manhã observando seus filhos, George, Charlotte e Louis, praticarem esportes.
O casal foi visto, ainda, em uma loja por uma testemunha, que afirmou que a princesa de Gales parecia “feliz e bem” enquanto fazia compras com o marido. “As crianças não estavam com eles, mas é um bom sinal de que ela estava saudável o suficiente para ir às compras.”
Também ao The Sun, fontes do palácio disseram que Kate deseja falar sobre sua batalha pela saúde, mas apenas quando retornar às tarefas da linha de frente.