Por Caio Fábio, policial civil lotado em Recife. Opinião publicada no site do jornal El-Nacional de Caracas/Venezuela  

Olá sou brasileiro, moro no Estado de Pernambuco, onde existe um plano de segurança que vive de enganação e marketing. Uma política que maquia os números e os dados de estatísticas, chamado de Pacto Pela Vida. Esse plano foi criado pelo atual governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos – que pretende se tornar Presidente da República – vem sendo usado como carro chefe do governo. Ele anda vendendo esse plano de segurança para vários países, até mesmo da América do Sul.

Mas, o que não é mostrado nele é que os policiais que trabalham para tentar bater as metas estabelecidas, estão desmotivados e sem condições de trabalho. Pernambuco paga o 22º pior salário do Brasil e seus profissionais nem sequer possuem coletes à prova de balas e suas viaturas policiais não têm condições de uso, pois na grande maioria, encontram-se quebradas. Outro ponto de repercussão é que o governo estadual acabou comprando toda a mídia de circulação nacional e estadual.

Isso, para que o disfarce e a maquiagem dados ao Plano de Segurança “perfeito” possa ser bem visto pela população. Nesse momento, os profissionais de segurança pública do Estado de Pernambuco, os policiais civis, estão realizando junto ao seu sindicato (Sinpol), uma GREVE, e um movimento chamado de Operação Padrão, deixando a população com o uso de 30% dos serviços prestados, em suma, todos os serviços de flagrantes e urgências, estão sendo realizados.

Esses profissionais desejam que a população pernambucana e brasileira saibam da sua luta por uma remuneração justa e digna, já que, em Estados vizinhos com uma renda menor, profissionais recebem cerca de R$ 5.200. O mais incrível é que os policiais do Estado que  dizem ter o melhor Plano de Segurança Pública, recebem como remuneração R$ 1.220, com um risco de vida de 100%. Isso é uma VERGONHA. É o Estado vivendo de mentiras para população cega!!!