Preparação do Terreno para construção de quadraPor João NovaesEngenheiro Civil e Pós-graduado em Auditoria, Avaliações de Imóveis e Perícias de Engenharia

As Especificações Técnicas são uma importante ferramenta para que uma obra seja executada com  perfeição, pois, fazem recomendações quanto a qualidade dos diversos materiais a serem utilizados na construção civil, sempre obedecendo ao que normatizam as NBs da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Com relação a água diz o seguinte: “A água a ser utilizada no amassamento dos concretos e argamassas deverá satisfazer ao disposto na NBR-6118”. Em nosso caso, a água que está sendo utilizada, vem do fornecedor público (Compesa) ou do açude Borborema, esse açude, outrora, com suas águas limpas, onde  a garotada tomava banho, enquanto outros  pescavam, pois, havia uma grande variedade de peixes, como: piau, curimatã, traíra, etc., hoje encontra-se praticamente morto, pois, funciona como Lagoa de Estabilização que é uma das formas de tratamento dos esgotos domésticos. Portanto, devido ao seu alto grau de contaminação, estas águas são impróprias para o uso na construção civil.

Outro ponto que merece atenção é a qualidade da areia, pois, vejamos o que dizem as Especificações com relação a esse material: “ O agregado miúdo não poderá ser utilizado se contiver argila em torrões, matéria orgânica, material pulverulento, etc., em proporções superiores ao determinado na EB-4 da ABNT”.

A areia utilizada na região  é extraída do Rio Pajeú, que inclusive,  num passado não muito distante, era o local ideal para a realização das peladas de futebol, havia uma areia limpa e mesmo na seca, corria um filete d’água onde os meninos tomavam banho, além do afloramento rochoso, que era chamado de “Curtume”,  ao seu redor formavam-se pequenas lagoas de águas tão cristalinas que dava para ver o fundo do Rio. Nos dias atuais o Rio encontra-se  praticamente morto, assoreado, sua calha está reduzida e o Rio consumido por resíduos, detritos, matéria orgânica, produtos químicos, etc., que tornam suas areias inadequadas  até para o uso na construção civil.

No preparo de 1 m³ de concreto estrutural, utilizam-se 200 litros de água, devido a cura do concreto parte dessa água evapora e outra permanece para realizar as reações químicas entre os aglomerantes(cimento, cal, etc.) e os aglomerados(brita, areia, etc.).

Então, é preciso que se faça alguma coisa, pois, várias civilizações, como por exemplo, os Maias, foram extintas devido ao uso incorreto dos seus recursos naturais.