noticia_s0z0tsari8k0Por Adelmo José dos Santos, poeta e escritor serratalhadense

Nos anos 60 e 70 quando a seca apertava, o governo implantava um serviço de emergência nas estradas. Era um tempo de aflição com a seca trazendo a fome e humilhando o cidadão, com muitos sem aguentar, invadindo o comércio prontos para saquear. Era duro ver o cenário com o pobre sertanejo, um povo bravo e guerreiro, sem ter nada pra comer, vendo os animais morrendo bem na frente do terreiro, sem ter água pra beber nos açudes e nos barreiros.

Em 1954 houve uma seca medonha castigando o sertão nordestino. O Governo Federal armou arapucas pelos quatro cantos do país para arrecadar alimentos, roupas usadas, sapatos, remédios e mantimentos para o povo nordestino. O compositor Zé Dantas e o cantor Luiz Gonzaga protestaram com uma música que dizia na letra: “Seu doutor, uma esmola para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”. O doutor não escutou, fez de contas que não ouviu, humilhando os nordestinos pelo resto do Brasil. Aumentou suas campanhas, esbanjou demagogia e saiu pelo país passando a sua bacia.

Não deu bolas pro protesto, pro que o Gonzagão fazia. Dos projetos sociais ele fez “Bolsa Família”, para comprar uma casa, “Minha Casa Minha Vida”, juntando ao “Chapéu de Palha” surgiu o “Bolsa Mobília”. As coisas foram ficando como na música dizia, depois de ter dado a esmola ninguém pega na enxada, ninguém planta e ninguém cria. De todo jeito tem bolsa, todo mundo é cadastrado, ninguém quer saber da roça compram tudo no mercado. Hoje na zona rural todo mundo é protegido, tem o “Bolsa Estiagem” é um festival de bolsas pensaram até “naquilo”, e fizeram até uma “Bolsa” pra mulher que gera filho.

Os deputados em Brasília acham pouco tudo isso, e criaram o “Bolsa Esposa” junto com o “Bolsa Marido”, sendo que na zona rural já havia o “Bolsa Filho”. Têm políticos em Brasília que não tem nenhum escrúpulo, já fizeram um projeto pra lançar o “Bolsa Estupro”. Os deputados não param cada vez vão inovando com projetos interessantes, estão fazendo um projeto pra lançar o “Bolsa Amantes”. Se o doutor tivesse ouvido o que disse Gonzagão a 60 anos atrás, hoje não tava atolado em cima da bicicleta com o Brasil no bagageiro na travessia do mar.

Deixando o povo cabreiro, sem saber que mar estar. E pela cor da bandeira pode ser o mar vermelho.
Se o doutor não desse o peixe, desse o anzol pra pescar, hoje muitos brasileiros levantavam do sofá.