Paulos César é professor especialista em História Geral

Desde que se encerrou a apuração dos votos e que Luciano Duque (PT) foi anunciado como prefeito eleito, uma onda de boatos sobre o seu possível secretariado tomou conta dos principais veículos de comunicação e círculos sociais onde normalmente se discute política. Diante de tantas especulações, não resisti à tentação e resolvi dar o meu “pitaco”. Porém, não irei citar nomes, pois seria muita pretensão da minha parte querer prever o futuro, no entanto buscarei fazer uma rápida analise conjuntural.

Partido do princípio de que Luciano Duque foi eleito com o apoio do prefeito Carlos Evandro e que o mesmo defendeu publicamente a continuidade do “modelo gestão” adotado na atual administração, é possível dizer que o governo Luciano Duque será marcado inicialmente por características deixadas por Carlos Evandro. Mesmo que busque implementar de início o seu estilo, Luciano terá que trabalhar com muitas das peças que encontram-se a frente de inúmeros cargos de confiança, principalmente os do primeiro escalão, herança que será deixada pelo atual gestor.

Acredito que só após os dois primeiros anos de mandato o “estilo” de administrar de Luciano terá mais visibilidade e consistência, até porque será o tempo que o PT levará para mostrar a sua importância dentro do governo petista, pois muitas das propostas importantes do partido, como o Orçamento Participativo (OP), ficaram de fora da campanha eleitoral, o que impediu que o modelo de gestão da legenda fosse mais bem detalhado.

Por outro lado, o prefeito eleito tem dado sinais que indicará mais nomes técnicos do que políticos, a priori a iniciativa parece ser interessante, o problema é que ao mesmo tempo em que a máquina pode se tornar mais dinâmica, também poderá deixar a gestão distante da população urbana e das comunidades rurais, pois os técnicos possuem uma tendência a criarem relações extremamente frias, ou seja, a coisa poderá se tornar muito mecânica. O ideal é que exista um equilíbrio entre o técnico e o político.

Após expor esse cenário, me arrisco a dizer que para o novo secretariado o prefeito Carlos Evandro indicará entre 5 e 6 nomes, Luciano o seu grupo político, entre 4 e 5 nomes, o PT, entre 2 e 3, e a vice-prefeita, Tatiana Duarte, ficará apenas com uma secretaria. É importante frisar que os cálculos variam conforme as possibilidades de criação de novas secretarias conforme o apresentado no programa de governo. Mas, por vias das dúvidas é melhor esperar com paciência até o anuncio oficial após o 25 de dezembro, pois em política tudo pode ser possível, e até o possível pode se tornar impossível.

Um forte abraço a todos e até a próxima!