Por Adelmo Santos, poeta e escritor serratalhadense

“Santo de casa faz milagre, os devotos é que não reconhecem. Lá na década de 60, eu ainda era criança, estudava a tabuada no jardim da minha infância. Era um menino malino e acabei descobrindo dentro da Casa dos Pobres, que dona Rosa era santa.

Era uma santa guerreira seus milagres eram atitudes, chegou na Casa dos Pobres fez o “nada valer tudo”.  Me cobrava o catecismo, eu me esforcei o quanto pude. A dona Rosa Pau-ferro era a nossa irmã Dulce,  mostrando para o nosso povo que na vida a coisa mais feia, é gente que fica chorando de barriga cheia.

Dentro da Casa Dos Pobres não havia só pobreza, graças a Rosa Pau-ferro com seus gestos de nobreza. Dentro do seu coração ela tinha uma magia que passava para as pessoas amor e sabedoria. A dona Rosa Pau-ferro era um encanto de vida, ensinava música a todo mundo que na casa aparecia, com toda simplicidade e muita maestria.

Era forte como a árvore que lhe deu o sobrenome, cuidou de muitas pessoas não deixando passar fome. Enfrentou desigualdade, injustiça social, mas segurou o batente amenizando os problemas de um povo simples e carente. Foi um exemplo de vida com muita dignidade, conquistando a simpatia de toda a sociedade.

Em Conceição do Piancó  cidade da Paraíba, A Dona Rosa Pau-ferro é muito reconhecida. Ela é nome de rua, uma homenagem merecida. Aqui em Serra Talhada começaram a dar valor aos nossos santos de casa. Nessa festa de Setembro a Dona Rosa Pau-ferro está sendo homenageada. Parabéns Rosa Pau-ferro.”