Por Jair Almeida de Souza, Presidente do PT de Afogados da Ingazeira.

Cooptar partidos políticos foi uma arma usada pela Frente Popular nas eleições de 2012. Também cooptaram eleitores e agora depois de eleito, o governo Patriota, do PSB, tenta cooptar os meios de comunicação de nossa cidade, Blogs e também emissoras de rádio. Esta vem sendo a principal ação do governo municipal nestes 100 dias: a intolerância a informações e avaliações críticas a sua gestão feitas através dos Blogs e emissoras de rádio locais.

Senão vejamos: a grande quantidade de matérias enviadas diariamente para os blogs locais, de certa forma exagerada, para tentar mostrar uma realidade que não existe, para tentar criar na sociedade afogadense um sentimento de que tudo está as mil maravilhas ” Seus problemas se acabaram-se”, como dizia um personagem do programa Caceta e Planeta. A rádio Pajeú, através de seu comunicador Nill Júnior, abriu espaço para o PT e a União Pelo Povo, que fazem oposição a esta gestão, para fazerem suas avaliações dos 100 dias de governo e no mesmo momento abriu espaço para representantes do governo também participarem. O  que não aconteceu, pois segundo o governo, o radialista e a rádio Pajeú estavam pautando o debate e isto é inaceitável, pois quem deve pautar a imprensa é o governo e não o contrário.

E agora um blog fecha sua página porque está sendo muito pressionado pelo governo, fato este assumido pela assessoria de imprensa do prefeito. Não aceitando ser cooptado, Heleno Filho do Blog Afogados Web, preferiu fechar o blog, pois o mesmo não vive financeiramente deste veículo de comunicação, de um jeito ou de outro é menos um a preocupar a gestão socialista, que do jeito que vai irá tentar silenciar todas as rádios e os blogs locais, pois a mídia local deve servir ao governo e não a sociedade e não a democracia.

Se fosse um governo do PT que estivesse fazendo isto a briga seria feia. Tentar censurar uma rádio católica de educação popular, tentar censurar o debate de idéias que os nossos blogs fazem tão bem e justamente em uma cidade conhecida pela grande quantidade e qualidade deste meios de comunicação, mas pelo jeito o governo municipal do PSB vai tentar com todas as armas calar ou transformá-los em  blogs e rádios do governo e não da sociedade. Então  faço uma sugestão: não seria melhor  criar uma rádio oficial do governo, buscar através do seu blog ter o grande número de acessos que os blogs locais tem e até quem sabe criar um canal de televisão? Quero assim expressar o meu repúdio a esta maneira de agir com os meios de comunicação que o PSB tenta implementar desde o governo do Estado e agora chegando aos municípios.

Quem tenta calar a imprensa tenta também calar a Justiça, as organizações sociais como sindicatos, associações e outros, isto tudo nos leva a refletir. Estamos vivendo uma democracia ou tais atitudes refletem uma tentativa de implantar uma ditadura? O que vai acontecer em Afogados da Ingazeira se estas entidades todas e a sociedade em geral não se indignarem e calarem diante destes fatos gravíssimos? Será que nossa cidade vai viver um momento histórico, com a democracia de um partido só, de uma só voz?

Finalizo me solidarizando e parabenizando Heleno Filho, do blog  Afogados Web, pela sua atitude de repúdio e pelo belíssimo trabalho realizado a frente deste blog, que em determinado momento fez fortes críticas ao PT e nós de forma democrática aceitamos e respondemos com todo respeito e admiração que merece uma imprensa livre e democrática, contrariando uma tendência do nosso Estado onde a imprensa parece mais orgãos de governo.  E o  governador achando pouco usa até o Diário Oficial do Estado para fazer sua promoção pessoal. Será que é desta forma que o PSB fará mais e melhor se um dia chegar a governar o país?