Até bem pouco tempo o apresentador Silvio Santos – o homem-sorriso – capitaneava o quadro televisivo Quanto Vale o Show. Momento em que artistas se apresentavam e o público dizia o valor do cachê. Na Capital do Xaxado bem que esta regra poderia ser aplicada.

Pelo menos, a população deveria ter acesso a informações básicas quando se trata do manejo com o dinheiro público. O fato é que não há qualquer informação sobre o cachê pago à dupla Zezé de Camargo e Luciano, uma das mais caras do cenário musical do país.

No Portal de Transparência da prefeitura não há qualquer informação sobre o assunto, mas não faltou a propaganda da festa. Afinal, é a alma do negócio.

Durante entrevista a uma emissora de rádio local, um dos coordenadores do evento e responsável por parte das contratações, admitiu que não sabia o valor pago a cada artista e muito menos quanto está sendo gasto em todo o evento – que termina no próximo domingo (26).

“Uma parte das atrações é paga pelo governo do Estado. O pacote já vem fechado. Sequer pegamos no dinheiro. Por outro lado, uma empresa foi contratada através de pregão, e ela (a empresa) fica como a responsável pelo pagamento dos artistas”, disse Márcio, confirmando a terceirização da programação.

Segundo ele, fato muito comum nos dias de hoje. Baseado nas declarações do ‘promoter’, o governo atua com dois pesos e medidas diferentes. Quando, por exemplo, executa obras de calçamento em qualquer via pública, de pronto é afixada uma placa constando os recursos e o cronograma de trabalho da obra.

Nesta lógica, a mesma sistemática não deveria ser aplicada também aos shows? No caso, a “placa” deveria ser o Portal da Transparência. Como nada está esclarecido, o título acima nunca foi tão atual: Quanto vale o Show ?