Por Gilson Pereira Leite, advogado e vereador de Serra Talhada

gilson pereira“Parabéns ao Ministério Público local, Dr. Mário Veras em acabar com a farra do boi e Vaca com o dinheiro do povo em troca de empregos, contratos irregulares, empenhos onde um só contempla 3 ou 4 empregos em detrimento dos concursados, onde não se cumpre sequer o principio constitucional a respeito que é, certamente, entendidos por prefeitos como molambo de fundo de monturo, para eles é letra morta, isto desde 1988 quando de sua promulgação.

Ora, se não existe a preferência pelo concurso público, que se rasgue esta Constituição e a jogue no lixo, como diz um jurista de Pernambuco dos Neves. Ora, já estamos em meio a um turbilhão de escândalos públicos com bilhões indo pelo ralo dos bandidos do colarinho branco. Imagino que grande parcela fique escondida nas entranhas públicas. Temos a corrupção política, a corrupção de servidores e de cidadãos desonestos. A corrupção sempre tem dois lados, um corrompendo e outro sendo corrompido.

Na esfera política houve e há muito apadrinhamento para se obter a dita governabilidade populista. Não importa os interesses da sociedade, desde que os interesses pessoais e partidários sejam atendidos, mesmo com a morte dos excluídos sociais, com isso vêm à briga pela distribuição de cargos públicos, comissionamentos e outras benesses. Isto ocorre em todos os níveis de governo (municipal, estadual e federal), afinal, é preciso acomodar todos os camaradas, apaninguados, babões e lambe botas, deles que ganham para ficar nos montinhos e reuniões nas esquinas e bancos de praças elogiando seu patrão, como grande prefeito.

QUEM FINANCIA A CORRUPÇÃO?

Se pararmos para pensar, no final das contas, somos nós que financiamos toda essa corrupção. Os corruptos visam o dinheiro público, que em última análise é o seu dinheiro e o meu dinheiro, que disponibilizamos para a manutenção da sociedade, que é assaltado. O pior é a omissão dos bons que têm medo de tudo, às vezes com razão, pois em muitos casos o homem vive cercado de facínoras, pistoleiros e comandante do mal. A cada dois reais desviados ou desperdiçados é um litro de leite que está sendo tirado das crianças esfomeadas deste país.

Ora, os constituintes colocaram no art.37, II, que somente será investido em cargo publico por concurso de provas e título, daí o deputado e o senador artista, criou outro inciso que é corrupção pública pura e oportunismo com o dinheiro público, dizendo no IX que pode se contratar por excepcional interesse público, onde o “prefeitin” e “governadozin” se aproveitam para contratar e crescer politicamente.

Serra Talhada, por exemplo, desde a campanha política de Luciano Duque até a presente data já se processaram mais de 30 contratos irregulares e ilegais, como certo em detrimento de quem foi aprovado no concurso público.

É preciso acabar com a corrupção dos executivos aproveitadores, imorais e sangue-suga do dinheiro do povo. Acorda eleitor, veja quem trabalha pelo interesse público. Na verdade, os governos, em especial os de Luciano Duque e Carlos Evandro, foram um acinte e desmoralização às autoridades judiciais e ministeriais, abusando da Lei Maior. Os milhões já se foram. A previdência e a educação vilipendiadas, com muitos levando tudo e de todos. A impunidade é quem reina neste país. Procura-se um homem de bem”.