Publicado às 06h desta segunda-feira (7)

A imagem acima é dos tradicionais desfile de 07 de setembro, onde podemos perceber a presença de um grande número de moças compondo está banda marcial, que estava na ocasião atravessando a Rua Cornélio Soares, em meados dos anos 1960.

A foto não trás identificação, mas há sinais de que sejam alunos do Colégio Municipal Cônego Tôrres. Vale aqui um registro importante: durante muitas décadas ocorreu uma divisão na data dos desfiles cívicos, algumas escolas se apresentavam no dia 05, e outras no dia 07 de setembro.

O dia 07 de setembro sempre foi tratado com o ápice, o ponto alto da festa profana do novenário de Nossa Senhora da Penha. Para muitos era o dia mais importante, a ocasião perfeita para usar a melhor roupa, seja para circular pela praça Sérgio Magalhães, ou para dançar no CIST ou no Batukão.

Veja também:   Duque diz que ST retrocedeu e governo Márcia cometeu crime na educação

Um dos fatos curiosos da data, começava nos preparativos que ocorriam no dia anterior. Muitos eram os jovens que vinham do Recife ou da zona rural, para curtir a madrugada do dia 06 para o dia 07. Alguns mais compromissados só iam para casa para vestir a farda ou fantasia que iria usar logo cedo no desfile cívico. Outros no entanto, literalmente ‘emendavam’ – noite/manhã -, e só chegavam em casa a tarde para tirar uma soneca, e logo voltar para a festa.

Infelizmente, as tradições foram se perdendo com o tempo, mas quem viveu esse tempos, certamente, por alguns minutos, irá se recordar das antigas e saudosas festas de setembro!

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

Vídeo com imagens dos antigos desfiles de 07 de setembro:                                                                                                                                                https://www.youtube.com/watch?v=Aoxu7-EzytM