Por Regina Maria, moradora de Serra Talhada

Publicado às 04h31 desta quarta-feira (29)

A pandemia que vem modificando a vida diária das pessoas nos mostra que devemos ter muito cuidado. Quanto mais se precaver melhor. Hoje estamos vendo Salgueiro com 11 casos confirmados e Serra Talhada com 8.

Mas o que me chamou mais atenção foi o empresariado na semana pasasada, ter feito uma mobilização, que inclusive foi transmitida em rede de rádios locais, tentando cobrar dos governos Estadual e Municipal benefícios fiscais e a abertura do comércio.

É ai onde é preciso ter cautela. O setor empresarial precisa ouvir as vozes científicas primeiro, antes de qualquer pressão aos governos pela abertura de comércio. Digo isso porque não se pode brincar com essa pandemia. Pernambuco é o 4º estado com mais infectados pelo Covid-19. E nossa cidade é cortada pela BR 232, que é uma veia da Capital Pernambucana .

O momento é de preocupação econômica? Sim. Mas, é mais preocupante a saúde da população e dos trabalhadores que são a linha de frente de todo comércio.

Sabemos das dificuldades dos comerciantes em se manter, mas é preciso cautela para uma volta segura às atividades. As empresas precisam garantir segurança aos funcionários e aos clientes para voltar às atividades, e isso não é coisa simples.

Temos primeiro que aguardar uma estabilização no número de casos no estado e só aí começar a pensar numa volta ou flexibilização dos serviços. Os números do coronavírus continuam crescendo e isso é o mais preocupante nesse momento.

Acho que, se os empresários do Brasil cobrassem uma atitude séria do Governo Federal no combate à pandemia, cobrassem uma mobilização por mais recursos para pesquisas e para os trabalhos científicos, tudo seria positivo para uma solução.

Até hoje o Presidente Jair Bolsonaro sequer visitou uma das cidades em calamidade, o presidente sequer se solidarizou com as famílias da vítimas do Covid-19, o presidente sequer se pronunciou sobre a pandemia.

Esse momento é de se unirmos, é o momento dos que têm mais compartilhar com os que menos têm. É momento de solidariedade e de reflexão.

O Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Serra Talhada vêm trabalhando muito, a população reconhece isso. E o papel da empresas, dos empresários é ajudar nesse momento com campanhas de isolamento, para que, após a estabilização dos números de casos, aí sim, pensar em voltar ao trabalho.