Publicado às 14h desta quarta (29)

Imagem ilustrativa

Pernambuco está próximo de alcançar 100% de lotação de leitos de UTI destinados para o coronavírus, o que deve acarretar – antes mesmo do pico da pandemia no país – o colapso do sistema de saúde.

Esse cenário tem preocupado a Prefeitura de Serra Talhada que essa semana alertou a população para evitar um costume muito comum da cidade, as conversas nas calçadas durante à noite.

Em live gravada no gabinete de crise do governo, a secretária executiva de Saúde, Alexandra Novaes, orientou os moradores para que se preservem ao máximo e evitem ficar nas calçadas nas próximas semanas.

“Quero reforçar o pedido, para que todo o mundo continuar no isolamento. A gente vê pessoas querendo sair desse isolamento, indo para a calçada conversar com o vizinho, tem denúncia no fim de semana de aglomeração em calçadas ou em terraços de casa, de vizinhos se reunindo para se confraternizar, mas a gente [enquanto governo] pede para que vocês evitem isso”, aconselhou.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

Na mesma live o vereador governista Sinézio Rodrigues alertou para um cuidado maior com os idosos, que precisam evitar o costume das calçadas neste momento:

“Preservem suas vidas, evitem de estarem em suas calçadas, porque vocês idosos, nós temos uma responsabilidade e débito muito grande com vocês. Essa experiência de vida a gente precisa preservar e vocês precisam ajudar a gente a contar a história desse período. Que cada idoso fique em casa, que os filhos e netos cuidem de seus pais e seus avós e evitem estar saindo, porque não adianta eles estarem em casa e os familiares saindo”.

Serra Talhada neste momento tem 8 casos confirmados da covid-19 e o registro de uma cura clínica da doença. Duas pessoas estão internadas [veja aqui].

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

CURVA CRESCENDO EM PERNAMBUCO E NO BRASIL

Pernambuco registrou mais 366 infecções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.

Com esse acréscimo, o Estado passou a somar, nessa terça-feira (28), 5.724 pessoas diagnosticadas com a covid-19, doença provocada pelo vírus [veja em detalhes].

Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde divulgou nessa terça-feira (28) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são:

5.017 mortes. Na segunda-feira (27) este número era 4.543 óbitos.

Ou seja, em 24 horas, foram 474 mortes a mais, um aumento de 10,4%.

O dado mais assustador é que o número de mortes no Brasil já é maior do que o registrado na China, país epicentro da pandemia, que teve ao todo 4.643 óbitos.

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

Preocupa ainda mais o fato de o Brasil ainda não ter atingido o pico da doença.