Publicado às 05h40 desta sexta-feira (24)

Por Adelmo Santos, escritor, presidente da Academia Serra-talhadense de Letras

Esse é o Palmeirinha F.C. um time de futebol de João de Tibúrcio em 1968, essa foto foi no Campo do Ginásio. Um campo que ficava ao lado do Colégio Municipal Cônego Torres, onde hoje fica a Faculdade de Formação de Professores.

O Colégio Municipal Cônego Torres era chamado de Ginásio. Esse campo era de terra com um pedregulho danado, nessa época em Serra Talhada não tinha campo gramado. Em pé: Paulo Gós, João de Tibúrcio, Zezito, Galo Cego, Hermógenes, Pedrinho Duarte, Benedito Duarte, (?) e Dercy Ferreira. Agachados: Boca, Damião, Fernando da Favela, Francisco Leite, Mano e Francisquinho.

Paulo Gós é falecido, João de Tibúrcio e Zezito são irmãos e moram em Serra Talhada, Galo Cego foi embora para São Paulo, Hermógenes foi para o Ceará, Pedrinho Duarte é falecido, ele era irmão de professor Didi, Benedito Duarte mora em Serra Talhada, Dercy Ferreira foi embora para São paulo, Boca é falecido, Damião mora em Serra Talhada, Fernando da favela mora em São Paulo, Francisco leite é irmão de Dr. Luiz Leite e mora em Betânia, Mano mora na Cagep em Serra Talhada, e Francisquinho da Japonesa mora em Serra Talhada.

Nesse time o destaque era Fernando da Favela, meu irmão. Ele era meia-esquerda e jogou nos principais times de Serra Talhada e no Comercial Esporte Clube, sendo considerado um dos maiores jogadores de futebol da cidade. Essa foto é uma relíquia, era tudo em preto e branco, não havia colorido. A vida era mais sofrida, mesmo assim era bonita. Foi um tempo que passou, só a saudade ficou graças a fotografia.