duqueVereadores da bancada de oposição em Serra Talhada criticaram o modelo encontrado pelo secretário de Saúde, Luiz Aureliano, para acabar com as longas filas na Central de Regulação de consultas do município. Na semana passada, o secretário anunciou que após conversa com o prefeito Luciano Duque (PT) estava criando o sistema ‘corujão’, onde as pessoas seriam atendidas na madrugada.

“Isto é um verdadeiro absurdo. Será que ninguém está pensando na segurança e bem estar dessas pessoas que vão sair das suas casas, arriscando sua vidas? Não se concebe este tipo de atenção dentro do serviço público”, criticou o vereador Leirson Magalhães (PSB), que já foi secretário de Saúde durante a gestão do ex-prefeito Carlos Evandro. Segundo Leirson, a tecnologia deveria estar a serviço dos mais pobres.

“A sugestão seria o usuário sair com o exame marcado no próprio posto de saúde, logo após ser consultado. A informática está aí para isso. Não é necessário colocar todos ao relento nas madrugadas”, reforçou.

Já o vereador Márcio Oliveira (PTN) achou esquisito que o horário ‘corujão’ passe a ser uma regra no sistema público de saúde. “Não concordo e acho desnecessário expor as pessoas ao risco. Porque isso não existe. Não entendo este tipo de postura do governo se existem outras saídas”, garantiu Oliveira.

Segundo o secretário de saúde, Luiz Aureliano, o horário ‘corujão’ é necessário porque “já faz parte da cultura da população” ir aos postos de saúde na madrugada.