Foto: Farol de Notícias/Celso Garcia

Publicado às 06h50 deste sábado (27)

O Farol de Notícias conversou com o Padre Josenildo Bezerra, nessa sexta-feita (26) que passou  informações sobre a 232ª Festa de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada. Em relação aos preparativos, Padre Josenildo deu detalhes sobre a organização do evento: “Graças a Deus, os preparativos da Programação Religiosa estão caminhando muito bem. Nós estamos com 27 equipes que, há mais de um mês, já vêm se organizando, programando as suas atribuições. Estamos esperando a segunda-feira com grande alegria para iniciarmos. Este final de semana será para os retoques finais, os últimos dias para darmos início a mais uma grandiosa Festa de Nossa Senhora da Penha”, explicou.

Durante dois anos, a Igreja ficou impossibilitada de realizar o cerimonial de forma presencial devido ao momento pandêmico vivido no país, pela Covid-19. Este ano, a procissão poderá ser acompanhada pelos fiéis, o que traz muitas expectativas:

“Depois desses dois anos de pandemia, a grande perspectiva da festa é a participação dos fiéis de forma mais livre. Não haverá restrição à forma dos fiéis na Festa. Já está liberado o uso de máscara, mas, obrigatoriamente não é necessário, porém quem se sentir mais seguro usando a máscara, pode fazer isso. Estamos esperando um grande número de fiéis para o andor de Nossa Senhora da Penha, que vai percorrer as principais ruas da nossa cidade. Essa participação é o grande sinal de que estamos superando e vencendo essa pandemia que nos impediu por dois anos de realizarmos a Festa como ela deve ser realizada”, explicou o Padre Josenildo. 

INTERFERÊNCIA DO PROFANO

A polêmica em torno dos shows de Gusttavo Lima e Wesley Safadão, que foram cancelados pela prefeita Márcia Conrado, também foi um tema debatido pelo padre.

“Não afeta, porque essa parte da festa, do palco social, do polo nacional, é uma outra comissão que cuida, é a comissão da gestão pública e não é a parte religiosa, então, a nossa Programação não está sendo diretamente afetada por isso. Claro que pode afetar diretamente as pessoas que estavam se preparando, se organizando para alguma expectativa em relação à festa do grande público, mas diretamente, a Festa Religiosa não realiza nenhum problema para execução, como foi planejado pela parte religiosa. Nós temos um público da Festa, temos um público garantido. Há muitas pessoas que não vêm para a programação religiosa e vêm exclusivamente para essa outra programação. Por exemplo, as pessoas que vêm de cidades de fora. Nós temos um público para o polo nacional, muito prestigiado pela população das cidades vizinhas que vêm. Normalmente, esse público não vem para os horários da programação religiosa. Esse público nosso já é garantido, independente da festa do polo nacional ou não”, esclareceu o Padre Josenildo. 

VEJA A PROGRAMAÇÃO DAS NOVENAS NA MATRIZ DA PENHA

29/08 – Hasteamento – Saída da procissão às 18h, da Rua Manoel Tomé de Souza, nº 43, São Cristóvão.

19:00 – Missa

30/08 – Noite das famílias 

31/08 – Noite dos discípulos e missionários da Paróquia 

01/09 – Noite dos servidores públicos 

02/09 – Profissionais liberais 

03/09 – Comunidades rurais 

04/09 – Noite da juventude 

05/09 – Comerciantes e comerciários 

06/09 – Noite das crianças 

07/09 – Filhos residentes de outras cidades 

08/09 – Encerramento 

09h – Eucaristia com o Bispo Egídio

17h – Procissão

18h – Pátio da Igreja