Publicado às 05h40 desta quinta-feira (4)

Para reforçar a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de próstata, o Farol traz o relato de cura do agricultor de Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Pajeú, José Severino de Sousa, 68 anos. O paciente do médico Wesley Bezerra recebeu o parecer positivo em março de 2021 após concluir a última sessão de radioterapia na capital pernambucana.

José Severino fez o primeiro exame preventivo, aos 64 anos,  justamente por alguns dos motivos que muitos homens hesitam em procurar um urologista. Ele acreditava que não era necessário porque não sentia sintomas, segundo ele, não acreditava no exame, porém após a primeira consulta e a enfermidade ele não só passou a creditar na importância do diagnóstico precoce como também recomenda que outros homens façam o exame.

Graças a Deus, mesmo tendo feito o exame apenas aos 64 anos, em 2018, estava em estágio de pré-câncer e como iniciou os tratamentos o quanto antes, hoje pode testemunhar sua vitória. Durante a primeira consulta com Dr. Wesley, o médico já recomendou o exame e o paciente obedeceu à solicitação e descobriu a doença. De início, começou tomar medicação, passou por uma cirurgia, no entanto, o Antígeno Prostático Específico (PSA) começou a subir e o urologista recomendou iniciar a radioterapia de imediato. Desse modo, não foi possível esperar pela liberação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após passar por 35 sessões de radioterapia no Hospital do Câncer, em Recife, no mês de março de  2021, o resultado do tratamento surpreendeu os médicos e a família, felizes, comemoraram a cura de José Severino. Hoje, o paciente está bem de saúde, continua viajando para a capital a cada 3 meses para revisão e também continua sendo acompanhado por Dr. Wesley a cada 6 meses.

”Estou me sentindo bem, graças a Deus, e aos médicos que cuidaram de mim. Estou muito satisfeito, trabalhando, bem de saúde, comendo bem, dormindo. Recomendo a todo homem que faça esse exame porque o caso é sério. Eu me vi muito abatido quando recebi o diagnóstico que estava com começo de câncer e depois da cirurgia feita, meu PSA estava aumentando e fiquei abatido, mas não me entreguei, pedi força a Deus e estou bem. Agradeço a Deus, aos meus médicos e principalmente a Dr. Wesley que nunca abandonou a gente”, agradeceu o paciente.