Fotos de Arquivo: Alejandro Garcia / Cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 04h43 desta terça-feira (1)

Dois anos sem folia nas ruas de Serra Talhada deixa saudade de todos os foliões e carnavalescos que traziam a alegria dos blocos de rua para a cidade. Uma das agremiações mais tradicionais dos últimos tempos era as Poderosas do Borborema, que por muitos anos reunia crianças, jovens e adultos nas ruas do bairro.

O bloco era encabeçado pelo ex-vereador Dedinha Inácio, que junto com moradores da comunidade e instituições municipais fez história do carnaval pernambucano no município. Em conversa com o Farol de Notícias, Dedinha falou de sua paixão pela festa e como surgiu as Poderosas do Borborema há cerca de 20 anos.

“No primeiro ano que foi feito o bloco foi dado o nome Lacraia do Borborema. Eu convidei alguns amigos do bairro para se concentrar no Bar de Ivonete. O jovem Beba Show escolheu o nome. No próximo ano os moradores da Rua Agostinho Nunes fundaram o bloco das Lacraias (Neguinho de Izabel, Sila, Rogério da Pitu e Vava). Mudamos para As Poderosas do Borborema. Não tinha idade para entrar e pular ao som das marchinhas e do frevo. O bloco foi crescendo e tendo mais apoio. Depois nos concentrávamos na frente da Casa da Cidadania e a noite descíamos para a praça arrastados pela orquestra”, trouxe à memória contando bons momentos do frevo:

“Nos juntávamos aos demais foliões pelas ruas, o povo nas portas nos aplaudiam e alguns nos acompanhavam. Depois retornávamos ao bairro e lá a festa era até umas horas, até palco tinha. Fazíamos a escolha da Poderosa. Era muito bom, hoje só saudades. Amo o carnaval, principalmente, o nosso carnaval pernambucano. Agradeço a quem me ajudou a manter o bloco: Tarcísio Rodrigues, ex-prefeito Dr. Carlos Evandro, ex-prefeito Luciano Duque, Penha de Luiz Marinheiro, Nara Calçados, Dra. Dalva, João Daniel, Das Virgem (em memória de Dona Bé, Gorete Antunes e Afonsinho Novaes) e especialmente a todos da Casa da Cidadania e a comunidade do Borborema”.

Entre os registros fotográficos vale destacar a irreverência das fantasias trazidas pelos foliões e o próprio Dedinha Inácio, mas também uma apresentação de uma das maiores bandas de pagode da cidade, Alto Swing, com os irmãos Andrézinho e Kakázinho