O papa Francisco condenou neste domingo (1) o atentado em Istambul, no qual morreram 39 pessoas, e criticou “a praga do terrorismo e essa mancha de sangue que envolve o mundo com uma sombra de medo e de perda”.

“Infelizmente, a violência também aconteceu nesta noite de celebração e esperança. Com profunda dor, expresso minha proximidade ao povo turco, minhas preces pelas muitas vítimas e feridos, e por toda a nação em luto”, disse o papa após a oração do Ângelus.

Francisco discursou da janela do Palácio Apostólico do Vaticano perante 50 mil fiéis, que se reuniram na Praça de São Pedro para a celebração do Dia Mundial da Paz.

O papa destacou que a paz se constrói “dizendo ‘não’ ao ódio e à violência e ‘sim’ à fraternidade e à reconciliação”, e ressaltou que “este ano será bom na medida em que cada um de nós, com a ajuda de Deus, tentar fazer o bem dia após dia”.

“Há 50 anos, o beato papa Paulo VI começou a comemorar nesta data o Dia Mundial da Paz para reforçar um esforço comum dirigido a construir um mundo pacífico e fraterno”, lembrou.

O atentado terrorista na Turquia aconteceu às 1h30 (hora local, 20h30 de Brasília) contra a boate Reina, localizada às margens do Estreito de Bósforo, durante uma festa de Ano Novo.

O ataque deixou pelo menos 39 mortos e 69 feridos.