Vacina contra Covid-19 - Foto: Divulgação
Vacina contra Covid-19 – Foto: Divulgação

Por Blog Alvinho Patriota

Pernambuco recebeu, nesta sexta (10), um lote com 103.600 doses da vacina monovalente contra a Covid-19 da farmacêutica Moderna, com a atualização XBB1.5.

O imunizante passou a fazer parte da vacinação nacional após ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Vacina para crianças a partir dos 6 meses

A vacina tem indicativo de prevenção ativa, contra a Covid-19, em pessoas a partir de 6 meses de idade.

Veja também:   PE registra o maior número de mortes em abril

O Programa Estadual de Imunização de Pernambuco (PEI-PE) aguarda as orientações do Ministério da Saúde (MS) a respeito do público alvo, bem como os esquemas de doses a serem executadas.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Diferença de vacinas

A  XBB 1.5 é uma subvariante da cepa a Ômicron, que,  nos dias atuais, é dominante no mundo. Esta mutação já foi identificada em diversos países e, atualmente, é a que tem mais chances de driblar o sistema imunológico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Veja também:   Sindicato dos Professores pressiona PMST a liberar fundo de quase R$ 2 milhões para servidores

Os sintomas apresentados pela variante são dor de garganta, coriza, dor muscular, tosse e dor de cabeça.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Magda Costa, a nova atualização é muito importante como um esquema de reforço para o sistema imunológico, que atua diretamente nessa variante.

“As vacinas já aplicadas são eficazes e protegem das formas mais graves da infecção. Porém, a atualização desses imunizantes são essenciais, visto que as cepas sofrem constantes variações”, explicou.