Do Diario de Pernambuco

Uma menina de 1 ano e 11 meses, moradora do Recife, é a segunda vítima da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) em Pernambuco. O óbito foi um dos dois casos confirmados nesta quarta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), embora tenha ocorrido no início de agosto. A síndrome está associada à Covid-19 e acomete crianças e adolescentes. O estado contabiliza 18 casos da SIM-P.

O segundo caso incluído na estatística desta quarta-feira trata de uma garota. Também da capital pernambucana, a menina de 3 anos de idade está na lista das 16 vítimas curadas da SIM-P. Os 18 casos tiveram teste positivo para o novo coronavírus, segundo a SES-PE. Ao todo, Recife conta com cinco casos da síndrome e duas mortes.

A Região Metropolitana concentra a maioria dos registro: oito, com um em Ipojuca, um em Jaboatão dos Guararapes e outro em Goiana. A Mata reúne três ocorrências. Na Mata Sul, existe um em Sirinhaém e outro em Joaquim Nabuco. Timbaúba, na Mata Norte, possui um. O Agreste teve casos em Caruaru (um), Limoeiro (um) Santa Cruz do Capibaribe (um). Flores, no Sertão, também um. Dois pacientes diagnosticados eram de Alagoas e do Piauí e procuraram atendimento médico em Pernambuco.

A notificação da síndrome, segundo a SES-PE, é algo recente, instituída no início de agosto. Desde então, os serviços de saúde ampliaram à atenção ao registro de novos novos e passaram a resgatar ocorrências do início da pandemia no estado, em março. E as autoridades incluíram a síndrome como uma das preocupações para o retorno das aulas presenciais. Oito dos 18 casos notificados pelo governo pernambucano são do sexo masculino e 10 do feminino, com idades entre 1 e 13 anos.

CURADOS

O boletim epidemiológico da Covid-19 desta quarta-feira contabilizou 120.068 pacientes recuperados em Pernambuco, o que representa 86,6% do total de contágios. Entre os recuperados, 15.581 desenvolveram a doença na versão grave e precisaram de internamento hospitalar e 104.487 foram casos leves.

Também se registrou, neste boletim, 699 novas infecções pelo novo coronavírus, sendo 42 (6%) de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 657 (94%) leves, de pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Pernambuco totaliza 138.568 casos confirmados, distribuídos em seus 184 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha. As mortes se aproximam das 8 mil. Eram 7.993 nesta quarta-feira.