Do JC Online

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, notifica o Estado da morte de uma adolescente de 13 anos com sintomas sugestivos de dengue. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), é o primeiro óbito suspeito de 2022 decorrente de prováveis complicações da doença.

Em nota, o HMV informa que, no último sábado (16), a paciente foi transferida da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Horário Florêncio, em Caruaru, para o hospital. Ela apresentou histórico de febre, vômitos, poliartralgia (dores nas articulações), rash cutâneo e prurido há 3 dias. “Chegou em estado geral regular, desidratada, ativa, consciente e orientada, com edema de membros inferiores. Ficou internada em leito de observação, onde foi medicada e realizada coleta de exames”, diz o comunicado do hospital.

Veja também:   Defesa Civil reconhece situação de emergência

Na tarde de domingo (17), segundo a assessoria de imprensa do HMV, a paciente apresentou uma piora do quadro. “Ela intercorreu, evoluindo com piora progressiva, hipotensão grave e foi intubada. Apresentou parada cardiorrespiratória, foi tentada reanimação sem sucesso. Foi a óbito por volta das 19h”, informa.

Segundo o hospital, “além dos sintomas característicos e suspeitos para dengue hemorrágica (forma como é popularmente chamada a dengue grave, que acontece com alterações da coagulação sanguínea), a paciente apresentava alteração no exame de urina”. Para pesquisa de vírus de arboviroses, foi feita a coleta de sangue da paciente, que será enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
O que é dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica (como é popularmente chamada a dengue grave) é mais frequente em pessoas que são infectadas pelo vírus da dengue pela segunda vez.

Veja também:   Calumbi entrega mais duas ruas pavimentadas

A doença pode ser decorrente dos quatro sorotipos da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4). Se não for tratada adequadamente e com rapidez, pode levar à morte.
Quais os sintomas da dengue hemorrágica?

Os sintomas da dengue hemorrágica, nos primeiros três dias, são os mesmos da dengue clássica, como febre alta, dor de cabeça e no fundo dos olhos, enjoos, vômitos, mal-estar, cansaço extremo, manchas vermelhas na pele e dores no corpo.

Após o terceiro dia de doença, a pessoa infectada pode apresentar sintomas mais graves, como:

Sangramento da gengiva, boca, nariz, ouvidos ou intestino
Vômitos persistentes
Dor abdominal intensa
Pele fria e úmida
Urina com sangue
Olhos vermelhos
Dificuldades respiratórias e confusão mental

Veja também:   Jovem de 20 anos descobre que não vai passar dos 40 por uso de vape

Qual o tratamento da dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica tem cura, mas o tratamento deve começar assim que os sintomas forem identificados, a fim de evitar complicações decorrentes da infecção.

Para o tratamento, a hidratação através de soro direto na veia e o monitoramento constante do paciente no hospital são essenciais.

Em alguns casos, pode ser necessária a realização de oxigenoterapia e transfusões sanguíneas.

Em caso de suspeita de dengue, deve-se procurar atendimento médico e evitar a automedicação, especialmente remédios à base de ácido acetilsalicílico (como AAS) e os anti-inflamatórios (como o ibuprofeno).