Com informações do Brasil de Fato
O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, de 89 anos, anunciou nesta quinta-feira (9) que seu câncer de esôfago se espalhou para o fígado, tornando impossível interromper a progressão da doença.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“O câncer no meu esôfago está colonizando meu fígado. Não consigo pará-lo com nada. Por quê? Porque sou um idoso e tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nenhum tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta”, disse Mujica ao semanário local Búsqueda.
Na entrevista realizada na última terça-feira (7) e divulgada hoje, o líder progressista pediu que não lhe façam mais solicitações para entrevistas. “O que eu peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas ou qualquer outra coisa. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. O guerreiro tem direito ao descanso”, disse.
Mujica também mencionou que está tomando as providências necessárias para ser enterrado no jardim de sua casa, localizada no Cerro de Montevidéu, ao lado de sua cadela Manuela, sob uma árvore que ele mesmo plantou. “Vou morrer aqui. Tem uma sequoia grande lá fora. Manuela está enterrada lá. Estou preenchendo a papelada para que eles possam me enterrar lá também. E é isso”, afirmou.
Pepe convive com uma doença autoimune chamada Síndrome de Strauss há cerca de duas décadas, o que dificulta a realização de quimioterapia e procedimentos cirúrgicos necessários para tratar seu novo diagnóstico. Os médicos analisaram as melhores opções de tratamento, mas agora a doença avançou e as intervenções já não são eficazes.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
A última cirurgia realizada por Mujica ocorreu em 27 de dezembro, quando ele foi submetido a um procedimento para tratar o câncer no esôfago. Durante essa operação, foi implantado um stent, um dispositivo metálico que se adere às paredes do tubo digestivo e se expande automaticamente para permitir a passagem dos alimentos. Segundo sua médica pessoal, Raquel Pannone, a cirurgia foi bem-sucedida e Mujica se recuperou tanto no hospital quanto em sua residência.