Pernambuco tem surto de conjuntiviteFolhaPE

Pernambuco vive atualmente um surto de conjuntivite, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Entre janeiro e março deste ano, foram registrados pelo menos mais de quatro mil casos da doença, números que representam um aumento de 351% em relação ao mesmo período de 2017, segundo a Fundação Altino Ventura (FAV).

A Fundação dispõe da única emergência oftalmológica em Pernambuco que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, devido ao aumento de casos de conjuntivite, recebe, nesses últimos dias, quase 900 pessoas diariamente quando a capacidade se limita a 500 pessoas.

Apesar de comum o aumento de casos de conjuntivite após o Carnaval – devido à grande aglomeração de pessoas – e o início das aulas, este ano foi crescimento foi acima da média, explica o médico da FAV, Dr. Vasco Bravo Filho. “Essa quantidade está representando cerca de 40% do nosso atendimento na urgência”, destacou.

Em nota, a FAV informou que não conta com profissionais de recepção, enfermeiros e médicos, espaço físico, nem recursos econômicos suficientes para atender à alta demanda. A Fundação solicita apoio urgente da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Esta ajuda é para redirecionar a demanda às unidades da rede pública, mediante treinamento de médicos, ou a construção de uma nova emergência oftalmológica de referência estadual”, esclarece a FAV em documento