Publicado às 14h55 desta quinta (24)

Números fornecidos pela Ufpel sobre Serra Talhada

Cerca de 4% da população de Serra Talhada já tem anticorpos contra a Covid-19. Essa foi uma das constatações da pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) em parceria com Ibope [veja aqui] e o apoio do Ministério da Saúde, durante a quarta etapa do estudo Epicovid-19 com foco no cenário local.

Essa etapa específica da consulta esteve aqui entre os dias 27, 28, 29 e 30 de agosto, assim como o fez em 133 cidades Brasil à fora. Com exclusividade, o Farol teve acesso aos primeiros dados enviados pelos pesquisadores, sob o comando de Mariângela Freitas da Silveira, médica e epidemiologista professora doutora pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Ufpel.

No universo total de 86.350 habitantes (até 2019, conforme o IBGE) divulgados pela pesquisa, os 4% diagnosticados com anticorpos representam 3.454 pessoas. Dentre os entrevistados, 65,2% informaram que durante a pandemia estão saindo de casa somente para o essencial. Dentro desse universo, 98% afirmaram que sempre usam máscara ao deixar a residência.

AVALIANDO OS NÚMEROS

Apesar de preliminares, avaliando os números em conversa com o Farol, por telefone, o prefeito Luciano Duque disse que são um indicativo de que a sociedade vem aderindo à luta contra o coronavírus com mudanças de hábitos simples. “Esse é um retrato que a população de Serra Talhada tem colaborado muito com o enfrentamento da Covid e eu parabenizo o povo de nossa terra”, ponderou.

POLÊMICA 

Assim que a pesquisa Epicovid-19 chegou a Serra Talhada, não havia comunicado à rede municipal de Saúde, e isso acabou provocando desconfiança na população, ao ponto dos pesquisadores – vindos de fora – serem hostilizados e até sofrerem violência. Em certo episódio, aqui mesmo, uma equipe foi conduzida pela polícia até a Secretaria de Saúde devido a forma como foram tratados pela população [relembre].

LEIA AINDA

Pesquisadores foram escoltados pela PM em ST

Professor repudia agressão a pesquisadores em ST