Jogadores indo em direção à arquibancada, comemorar o gol – Foto: Renan Cacioli/CBDV

Por folha Pe

 

A cidade de Petrolina, localizada no sertão pernambucano, recebe pela primeira vez, o torneio Regional Nordeste de Futebol de Cegos 2023, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

A competição começou na última segunda-feira (24) e vai até este sábado (29), com grandes craques e mais de 100 atletas, divididos em 12 equipes de seis estados diferentes (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí). A cidade sede é representada pela Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina – ADVP.

Craques da Seleção Brasileira adulta e de base participarão do torneio. A Apace (Associação Paraibana de Cegos), por exemplo, campeã da última edição, manteve sua espinha dorsal com o goleiro Matheus Costa e os atletas de linha Maicon, Jardiel, Jonatan e Lucas Caetano, todos convocados frequentemente para defender o Brasil nas competições internacionais, além de contar com veteranos como Damião e Marquinhos, medalhistas de ouro em Jogos Paralímpicos.

O Regional será casa, também, de nomes de destaque vindos de fora, como os colombianos Jhon González e Juan Quintero, terceiros colocados da Copa América do ano passado, que defenderão novamente a Apadevi (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais), de Campina Grande (PB).