Do G1

O Piscinão de Ramos completa nesta quinta-feira (16) 20 anos de mergulhos e muitos flashes. A área de lazer, uma das principais da Zona Norte do Rio, foi cenário de novela, inspiração para bordão e berço de tendências.

O lugar está garantido como um dos dez pontos de queima de fogos do réveillon do Rio. A prefeitura afirma que os fogos ali devem durar oito minutos.

O espelho d’água chega ao 20º aniversário limpinho como no dia da inauguração, em 2001. O entorno, no entanto, precisa de reparos: um dos banheiros está quebrado, e o calçadão tem buracos.

“Passamos o dia todo aqui. É um lazer para a gente. Nós temos que aproveitar”, disse Ana Cláudia.

Foi no Piscinão de Ramos que Joelma Ribeiro virou a Loura do Bronze. Ela oferece às banhistas o biquíni de fita isolante — o mesmo que a cantora Anitta levou para o mundo.

“Estou aqui desde a inauguração. Inaugurei, né? Minha filha tinha 1 aninho. Hoje, ela está com 22…! Aqui eu tiro toda a minha renda. Daqui eu criei as minhas duas filhas, sozinha”, disse Joelma.

 

Em um dia fraco, de pouco movimento, ela atende 50 clientes, no mínimo.

“Eu posso dizer que aqui é nosso ponto turístico de tudo. Não só para a Zona Oeste ou Norte. Para a Baixada tem público grande também. Quem não tem a possibilidade de ir para a Zona Sul, aqui tem fácil acesso para todas as áreas”, disse Joelma.

Veja também:   Michelle Bolsonaro associa religiões afro-brasileiras às trevas

O Parque Ambiental da Praia de Ramos foi criado em 2001 como uma solução para despoluir a praia do bairro. O espelho d’água tem o tamanho de quase 22 piscinas olímpicas. A água da Baía de Guanabara, altamente poluída, é captada pela estação. Ela é tratada com produtos químicos, com tecnologia desenvolvida por pesquisadores da USP.

Ao longo de duas décadas, o Piscinão passou por momentos difíceis. Faltou manutenção, o nível da água baixou, a qualidade foi comprometida, e o local ficou esquecido e abandonado.

“A infraestrutura aqui está muito precária. Os banheiros estão muito ruins. Precisa de uma revitalização muito boa na orla do piscinão. Está tudo esburacado”, disse Santos.

Reformas a caminho

 

A Secretaria de Meio Ambiente diz que vai fazer uma licitação para recuperar o Piscinão de Ramos. As obras estão orçadas em R$ 1 milhão, e devem começar no primeiro semestre do ano que vem.

A secretaria diz ainda que os quatro banheiros serão reformados.