Por Adrielio Moreno, Professor de Língua Portuguesa do Colégio CônegoTorres

CONEGO TORRES modified2Olá caros leitores do FAROL. Olá prezado editor desta referida matéria, Adelmo Santos. Gostaria de deixar aqui neste espaço, que é aberto ao público, que o Colégio Cônego Tôrres, diferente do que o senhor Adelmo Santos declarou em seu extensivo texto, não é um “presídio”, pelo contrário, é um espaço democrático que visa formar cidadãos de bem, capazes de enxergar o mundo com os próprios olhos.

Os alunos deste Colégio Municipal tem aprendido a se comportarem com disciplina, ética, moral e bons costumes, por isso obedecem horários rigorosos e são tratados com muito respeito e carinho tanto pelos professores quanto por toda a coordenação pedagógica e funcionários em geral. Temos atividades diversas que muitas escolas particulares com suas mensalidades altíssimas não possuem.

Nossos alunos, nos horários de intervalo tem acesso a aulas do programa mais educação, participam do coral, possuem aulas de violão, flauta e dança e também, tem acesso as aulas de artes plásticas. Nossos professores submetem projetos diversos para desenvolver dentro e fora da sala de aula, e recebem financiamentos da prefeitura municipal para desenvolvê-los. Temos também acompanhamento e avaliações constantes para medir o rendimento dos nossos alunos. Buscamos ser sempre referencia no ensino integral na cidade de Serra Talhada e para isto trabalhamos sempre com foco para obter resultados satisfatórios.

Com relação ao muro, ele foi construído para proporcionar mais segurança para os alunos, ou seja, digamos que de passagem a cidade não possui toda segurança desejada por todos, por isso os muros são tão altos, para proporcionar segurança aos alunos e aos professores que passam o dia desenvolvendo diversas atividades. Já se referindo ao jardim, bom isso é uma questão bastante relativa, acredito que as coisas mudam constantemente, se não temos jardins com lindas flores, isso é uma questão pontual que não interfere e nem muito menos “DESMERECE” o Colégio e nem muito menos a direção do mesmo, acredito que o jardim não existe mais por que, com o passar do tempo à direção foi mudando e algumas coisas, muitas vezes acabam passando por despercebido pelos nossos olhos.

Referindo-se aos nomes utilizados para designar as salas de aula, o colégio não os possui por uma questão de mudança de direção e reestruturação das salas. Porem gostaria de deixar claro que isso poderá servir como sugestão para a gestão atual, que tem recebido de bom grado sugestões de mestres, pais de alunos e de toda a população serratalhadense.

Acho que no geral, escritores precisam ter “bom senso” para escrever e não se utilizar de lembranças passadas na tentativa de convencer leitores de INVERDADES sobre determinada instituição. Nosso Colégio, que este ano completará 60 anos de histórias e memórias, em hipótese alguma chega próximo a esta definição abusiva e desmerecedora, acredito que presídio é um espaço que abriga delinquentes e não alunos em plena formação dos seus conhecimentos. Veja bem como se utiliza de sua escrita para com o público, lembre-se que: “Só o conhecimento te liberta, a ignorância te escraviza” (Autor Desconhecido). Para concluir, deixo aqui meu convite ao autor da matéria para que nos visite e assim poderá averiguar todas estas informações aqui descritas.