A Polícia Federal, em conjunto com a Procuradoria-Geral da República, deflagrou nesta terça-feira (21) a Operação Satélites, nova fase da Operação Lava Jato autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com exclusividade, o Jornal do Commercio presenciou o quinto mandato de busca e apreensão no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, no edifício Maria Angela Lucena. Ainda não se tem informação de quem seria o apartamento.

No Recife, cinco mandatos de busca e apreensão foram cumpridos, sendo três em Boa Viagem, um na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e também um no Janga, em Paulista.

Ao todo, foram cumpridos 14 mandados em 13 endereços nas cidades de Brasília/DF, Maceió/AL, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA. O objetivo é investigar indícios dos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Mandados da Lava Jato cumpridos no Grande Recife

Mídias de computadores e documentos fiscais foram recolhidos em endereços de Boa Viagem e da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e também no Janga, em Paulista. As medidas são contra pessoas ligadas a senadores. No Estado, um dos alvos é Mário Barbosa Beltrão, empresário ligado ao senador Humberto Costa.

Nova fase da Lava Jato

De acordo com a Polícia Federal, essa é a primeira vez em que são utilizadas informações dos acordos de colaboração premiada firmados com executivos e ex-executivos da Odebrecht. Os acordos foram homologados pelo STF em janeiro deste ano.

Trata-se da 7ª fase da Operação Lava Jato que apura o envolvimento de pessoas com prerrogativa de foro junto ao STF. Outras três foram realizadas em 2015, duas em 2016 e uma em fevereiro deste ano.   Os alvos desta etapa não são políticos, mas pessoas ligadas aos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Humberto Costa (PT-PE), Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Leia mais no NE10