ayahascaNa noite da segunda-feira, o engenheiro eletrônico e pesquisador de saúde quântica Eduardo Chianca, 66, deixou o Recife, onde vive, rumo a uma turnê internacional de palestras. A viagem, que a princípio passaria por cinco países, foi interrompida na primeira parada, na Rússia, onde Chianca foi apontado como traficante de drogas por carregar ayahuasca, um chá utilizado em terapias e rituais. Sem contato com ele desde o desembarque em Moscou, a família tenta driblar os obstáculos burocráticos e diplomáticos e trazê-lo de volta para casa.

O chá é usado em uma técnica desenvolvida por Chianca, que lhe rendeu reconhecimento internacional. Frequências de Luz, como foi batizada, é uma técnica energética de cura. Era sobre ela que Chianca falaria também na Ucrânia, Suíça, Holanda e Espanha, antes de ser preso na Rússia.

Dentro do líquido usado por Chianca, segundo as autoridades russas, está o componente do DMT, droga sintética usada de forma recreativa no Brasil e em outros países. De acordo com Patrícia Junqueira, companheira do pesquisador, trata-se de um equívoco. “O Eduardo está sujeito à ignorância de um país fechado, retrógrado. É uma situação absurda o que está acontecendo porque eles simplesmente se confundiram”, revolta-se.

Logo que soube do acontecido, por uma russa que atuaria como intérprete de Chianca, sua companheira acionou a Embaixada do Brasil na Rússia, mas a autarquia está de greve. “Muitas das coisas que a embaixada sabe é porque eu conto”, revelou Patrícia, que também está surpresa com a repercussão do caso do país. “Ele é tratado como um traficante. Ela acredita que o marido está sendo “usado” pelas autoridades locais. “A partir de 2013 eles criminalizaram o porte e o transporte de DMT e acho que estão fazendo meu marido de Cristo.”

Caso tivesse seguido o roteiro pré-elaborado para a viagem, Chianca desembarcaria no Recife de volta no dia 17 de outubro. Patrícia Junqueira soube por terceiros que ele passou mal na prisão, depois de uma alteração na pressão arterial.

Do Diario de Pernambuco