eugenioPor Eugênio Marinho, empresário serra-talhadense

Nos sentimos seguros diante da necessidade de utilizar, mesmo que eventualmente, num acidente por exemplo, os nossos serviços públicos de saúde? E a nossa segurança ao ir e vir, da escola, do trabalho, do lazer, preserva a nossa integridade? E a nossa educação tem agregado valor a nossa sociedade?

Nos preocupamos com a destinação dada aos impostos que com nosso sacrifício pagamos e que teoricamente se prestariam a respondermos estas perguntas, pelo menos, com a esperança de que se continuarmos agindo como fazemos hoje, um dia, nossos problemas nestas áreas serão minimizados?

Temos muitos motivos para sermos unidos em torno destas causas. Por que não nos unimos? Por que validamos, divididos pela influencia dos  interesses pessoais de uma minoria, o que afligi e prejudica a qualidade de vida da grande maioria?

Na minha opinião, porque antes de sermos brasileiros, somos da REDE, do PSB, do PSDB, do PT, do PR, do PSC, do PTB, do PDT e de tantos outros partidos políticos, sem contar a imensa maioria que opta mesmo por ser apenas vítima da política, silenciando diante de tudo que vê.

Poderíamos aprender com os peixes. Segundo os biólogos, os peixes se unem em cardumes para dissolver cada único peixe numa massa homogênea que confunde o predador impedindo que ele foque seu ataque num peixe particular.

Todos os peixes continuam com suas necessidades particulares e encontram um meio de atendê-las, mas não abandonam o cardume pela força que a união existente nele representa para a conquista dos seus objetivos comuns.  Como os peixes, morremos pela boca, mas neste caso por insistirmos em mantê-las fechadas.