Do g1

Foto: Reuters/Pedro Nunes

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou na quinta-feira (4) a dissolução do Parlamento e antecipou as eleições legislativas para 30 de janeiro.

A medida foi tomada após a aprovação do Conselho do Estado, órgão consultivo do Executivo, depois que parlamentares rejeitaram o projeto do Orçamento de 2022 do governo na semana passada.

Em um discurso transmitido pela televisão, de Sousa afirmou que a rejeição ao orçamento “reduziu totalmente a base de apoio do Governo” e que 2022 será “um ano decisivo” para a saída da pandemia.

“Há momentos assim, em que a a certeza, a segurança e a estabilidade são ainda mais importantes para a vida das pessoas”, disse o presidente português.

Perda de apoio

O primeiro-ministro António Costa, que perdeu o apoio dos partidos de extrema esquerda que tinha desde 2015, prometeu fazer campanha por “uma maioria fortalecida, estável e duradoura”.

O premiê é apontado como favorito à seguir no cargo, mas em uma disputa apertada, com 43% de intenção de votos para o Partido Socialista, segundo a sondagem da Aximage.

À direita, os dois principais partidos conservadores sofrem divisões internas que poderiam beneficiar o partido de extrema direita Chega.

Rejeição do orçamento

Mesmo antes da rejeição do projeto de lei do orçamento, o presidente havia alertado que iria antecipar as eleições normalmente marcadas para o outono de 2023.

O chefe de Estado tentava forçar um compromisso entre o governo e os partidos radicais de esquerda porque, em sua opinião, a lei orçamentária era “fundamental” para reativar a economia.

Portugal vinha mergulhado em uma crise política já há uma semana, e partidos de extrema esquerda votaram contra o orçamento, ao lado da oposição de direita.

A movimentação pôs fim a uma aliança da esquerda sem precedentes desde a chegada da democracia portuguesa em 1974.

Os nove milhões de eleitores serão chamados às urnas pela terceira vez em um ano. Em janeiro de 2021 foram as eleições presidenciais, já as municipais aconteceram no fim de setembro.