Da TV Jornal

Uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de S. Paulo analisou a água das praias de 13 estados brasileiros e indicou a situação delas. Em Pernambuco, 26 praias foram analisadas.

O levantamento segue as normas federais que indicam que uma praia é considerada apropriada para o banho quando não registrar mais de mil coliformes fecais por cada 100 ml, na semana da análise e nas quatro semanas anteriores.

Classificação das praias pernambucanas

Das praias analisadas em Pernambuco, quatro receberam o título de péssima. São elas: Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá, Conceição e Pau Amarelo, em Paulista, além de Barra de Sirinhaém, no Litoral Sul. Todas as praias de Olinda oscilaram entre ruim e regular, bem como as praias do Pina e Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Em Jaboatão dos Guararapes, as Praias de Candeias e Barra de Jangada foram classificadas como ruins para o banho, enquanto a Praia de Piedade recebeu classificação regular. Apenas a praia de Tamandaré, na área do Hotel Marinas, recebeu classificação de boa.

A chefe do laboratório da CPRH, Andréa Xavier, informou que os dados usados pela Folha de São Paulo se referem as análises feitas entre outubro de 2017 e outubro deste ano.

No próximo mês, o órgão de controle divulgará dados mais atualizados. Andréa afirmou ainda que às sextas-feiras a CPRH divulga o resultado da análise da qualidade da água em 50 pontos do litoral do Estado. Ela confirmou os pontos mais impróprios para o banho divulgados pela Folha de S. Paulo.

Classificação

A classificação é feita da seguinte forma: é considerada boa quando está apropriada 100% do tempo. Regular quando está imprópria em até 25% do tempo; Ruim imprópria entre 25% e 50% do tempo; E, finalmente, “péssima” quando permanece imprópria em mais de 50% do tempo.