Prefeita, onde está o Centro de Atenção ao Diabético de ST?Publicado às 05h40 desta segunda-feira (30)

Por Alice Maciel, moradora de Serra Talhada

Em 2020, uma das promessas da prefeita Marcia Conrado foi a construção de um Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso – CADH, com equipe multiprofissional voltada para redobrar os cuidados com estes pacientes.

O CADH, irá proporcionar uma melhor comodidade aos pacientes que vão em busca desses serviços. Quantos diabéticos e hipertensos temos em Serra Talhada? É preciso priorizar estes pacientes. É uma política municipal que deveria ser prioritária.

Já existem unidades de atendimento aos diabéticos em outros municípios e oferecem tratamento e acompanhamento gratuitos para diabéticos e hipertensos. Dispor de uma equipe multiprofissional composta de clínico geral, endocrinologista, angiologista, cardiologista, nefrologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social, psicólogos e nutricionistas. Tudo isso para dar melhor qualidade de vida para estes pacientes.

Outro ponto importante e aí seria uma atribuição dos nossos vereadores é a criação através de lei de uma carteirinha do diabético, que possa dar algum tipo de desconto em produtos e medicamentos e produtos alimentares para os pacientes. Tudo para diabético é muito caro e é preciso que os políticos possam estar atentos aos que mais precisam.

Outro ponto importante é orientar os diabéticos sobre a necessidade de manter as vacinas em dia, e a secretaria de saúde precisa orientar melhor quando e quais as vacinas os pacientes precisam manter em dia. E se os diabéticos vão participar da vacinação do reforço da vacina bivalente contra o covid19. Tenho parente com diabetes e não recebeu este tipo de orientação na UBS.

Ao Farol, agradeço pelo espaço.