Texto e fotos da assessoria 

Nessa segunda-feira (17), à feira livre da cidade de Flores, Sertão do Pajeú, se tornou extensão de uma grande mobilização nacional. Em alusão ao dia 18 de maio, em que se retrata o ‘Dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, a Secretaria de Bem-Estar Social, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, promoveu uma importante ação de conscientização, no intuito de sensibilizar a população, a encorajando a denunciar e também prevenir a violência contra os menores.

“Estivemos com toda nossa equipe, inclusive com membros do Conselho Tutelar, onde levamos informações de como denunciar e identificar possíveis abusos contra crianças e adolescentes”, explicou Luciana Barbosa – coordenadora do CREAS.

Além da ação de mobilização foi trabalhada uma temática diferenciada, com publicação de vídeos produzidos pelas políticas de saúde, educação, criança feliz, dentre outras, onde cada uma falou do seu papel, quanto ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha em Flores é coordenada pela equipe dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com a parceria dos conselhos tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

18 de maio – A data foi determinada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada no dia 18 de maio de 1973.