A professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Juliana Pedrosa Luna Oliveira, o professor João Luiz Quirino da Silva Filho e a aluna do 6º período de Fisioterapia Gerciklea Pereira da Silva e  conquistaram o primeiro lugar com o trabalho “Síndrome de Burnout em Fisioterapeutas do município de Serra Talhada (PE)”, classificado como tema livre, na categoria pôster.

A premiação aconteceu durante o Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional (CONFISF) que ocorreu entre os dias 14 a 17 de novembro em João Pessoa (PB).

O trabalho é um projeto realizado em conjunto entre a coordenadora, o professor e alguns alunos do curso Fisioterapia, sendo proveniente do projeto de mestrado da professora e coordenadora. Além do prêmio conquistado, o trabalho será publicado na FisioBrasil, revista científica reconhecida pela comunidade acadêmica e que contribui para produção de conhecimento na área.

Na ocasião, outros três trabalhos da FIS também foram apresentados: “Perfil Profissional dos Fisioterapeutas do Município de Serra Talhada (PE)”; “Nível de Saúde Geral dos Fisioterapeutas do Município de Serra Talhada (PE)” e “Dor Musculoesquelética dos Fisioterapeutas do Município de Serra Talhada (PE)”.

Juliana Pedrosa ressaltou a importância da conquista como sendo a “ consolidação do curso na região, além de ser um estímulo para a produção científica local, tais atividades contribuem sobremaneira na formação acadêmica”, afirmou Pedrosa. Para o professor João Luiz Quirino “a produção acadêmica constitui um dos pilares que sustentam o tripé da educação superior neste país, ensino, pesquisa e extensão.

Os quais contribuem de maneira indispensável para a formação de profissionais de saúde capacitados e sabedores do seu papel no contexto da saúde do país e comprometidos com a realidade loco – regional onde se encontram inseridos para atuarem nas diversas vertentes que o curso de Fisioterapia proporciona” , informou Quirino