Publicado às 05h25 deste domingo (22)

O “Viagem ao Passado” recebeu durante o mês de junho imagens de dois livros que contrariam a versão de diferentes fontes locais, que atribuem a imagem acima a uma procissão realizada pelo Padre Jesus entre as cidade de Triunfo e Serra Talhada. Coerente com o bom jornalismo e as boas práticas em relação às pesquisas históricas, o Farol publica aqui as duas versões divergentes sobre a foto histórica.

A primeira versão foi enviada pelo historiador e membro do IHGPajeú, André Vasconcelos (imagem a esquerda), que destaca que a fotografia se refere a primeira visita do Bispo Diocesano de Pesqueira, Dom Adalberto Sobral, a cidade Triunfo, em 01 de dezembro de 1935. A segunda imagem (à direita), foi enviada por um importante religioso serra-talhadense, que preferiu manter o anonimato, nela podemos perceber que a foto é atribuída a chegada do Padre Jesus a Serra Talhada, em 1936.

O fato é que todas as versões apontam para a presença do Padre espanhol Jesus Garcia Riaño, religioso que fez história na região e que morreu há 30 anos, no dia 12 de outubro de 1991. Oficialmente o padre chegou a Serra Talhada em 18 de dezembro de 1936, após ter passado pelas paróquias de Pesqueira e Pedra, na região Agreste de Pernambuco. Outro detalhe relevante é importância que as pessoas começam a dar em relação à história do Pajeú, e nesse sentido, a coluna “Viagem ao Passado”, agradece as todas as pessoas que procuram contribuir enviando fotos ou depoimentos que de forma direta ou indireta ajudam a resgatar e a preservar as memórias do nosso povo pajeuzeiro.