DSC_0020

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

A literatura infantil serra-talhadense está se desenvolvendo e ganhando as salas de aula de Serra Talhada. O professor e poeta Antônio Nunes Pereira, 31 anos escreveu o livro ‘A Bicharada’ buscando estimular a leitura e a imaginação da criançada. Em conversa com o FAROL, Antônio enfatizou que após oito meses do lançamento do livro já vendeu cerca de 5 mil exemplares em escolas e livrarias da cidade e região. Ainda segundo algumas gestoras que utilizam a obra como material paradidático, o livro vem como um suporte para atividade que desenvolva a criatividade e a formação consciente dos pequenos.

“Eu leciono do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e esse livro é composto por 30 poemas cujos os personagens são animais, o título veio daí. Comecei a produzi-lo ano passado e após 10 meses lancei, em janeiro deste ano. Tem trava língua, versão de músicas, paródias, desenhos para colorir e eu tenho vendido ele por apenas R$ 5 nas escolas e nas livrarias da cidade e de toda a região, já vendi 5 mil cópias e estamos divulgando esse trabalho com vendas em Floresta, Belmonte, São José do Egito e outras. Tenho visto uma boa aceitação de professoras e gestoras de escolas infantis para trabalhar com crianças de 4 a 11 anos”, comentou o autor.

Ao FAROL, educadoras comentaram os resultados de A Bicharada’ na sala de aula. “Usei o livro com o intuito de despertar no aluno o interesse pela leitura. Eles têm em média 10 anos, fiquei satisfeita”, disse Maria da Penha de Sousa, 49 anos, professora.

A coordenadora, Renata Machado, 29 anos, garante que o livro foi bem aceito pelos alunos. “O interesse tem se refletido em Língua Portuguesa; as crianças têm se tornado mais participativas”. A gestora Zuleide Alves, 47 anos, chamou atenção para a formação transversal das crianças. “O paradidático estimula a criatividade, mas também permite trabalhar meio ambiente, valores e respeito”.

A bicharada