Publicado às 10h22 desta terça-feira (21)

O desgaste que o isolamento social em combate a contaminação comunitária do coronavírus tem causado está atingindo o trabalho e o bolso dos setores privados, assim como, em Serra Talhada, começou a afetar a vida dos servidores públicos municipais. Após o anúncio da Secretaria de Educação que os contratos temporários seriam suspensos, os professores se manifestaram contra a atitude.

Ao Farol de Notícias, uma docente, que pede para manter sua identidade em sigilo, questionou o por que de mesmo sem salário e trabalho garantido os professores continuam acompanhando à distância os alunos, através de grupos de Whatsapp e demais ferramentas da web.

Confira o depoimento da professora municipal na íntegra:

Sou professora contratada da prefeitura. Essa semana a secretária de Educação anunciou que os contratos serão suspensos, porém não deu nenhuma satisfação a nós contratados.

Apesar de não estarmos na escola com os alunos, continuamos acompanhando-os pedagogicamente. Planejando, enviando e corrigindo atividades pelos grupos Whatsapp formados para cada turma.

Somos pais e mães de família que dependemos do nosso trabalho para manter nossas famílias. Se possível for, você pode ver diretamente com o prefeito se realmente ele suspendeu os contratos?

OUTRO LADO

Em busca da resposta a professora, o Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Educação, através de sua assessoria de comunicação. A gestora da pasta, Martha Cristina Xavier declarou que emitiu uma nota após reunião nessa segunda-feira (20) para tomar decisões sobre o andamento da educação no município. Leia a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Educação informa que o Governo Municipal como um todo tem debatido constantemente na busca de alternativas para diminuir os impactos dessa crise para os servidores que ficarão temporariamente sem trabalho.

Todos estão preocupados com essa situação e todos os dias muitos esforços estão sendo empreendidos para amenizar as consequências deste momento tão difícil.

Todas as ações estão em consonância com as determinações dos órgãos fiscalizadores e com a legislação, e no momento não existe justificativa legal para a manutenção de alguns serviços.

Por outro lado, a SEST reafirma a admiração e o respeito pelo empenho dos professores que se dedicaram de forma voluntária a realizarem um trabalho pedagógico à distância com alunos da Rede Municipal de Ensino.

Ao mesmo tempo, a Secretaria reitera que em nenhum momento obrigou ou “intimou” esses profissionais a tal papel, e que o trabalho vem sendo feito de forma espontânea por alguns docentes com a colaboração dos pais dos alunos.

O Governo Municipal tem trabalhado incansavelmente para que as pessoas sejam cada vez menos afetadas pelo momento difícil que estamos passando, esperando que tudo volte à normalidade o quanto antes.