Foto: Jeane de Oliveira/ PronaTEC
Por PronaTEC Notícias
Como é de conhecimento de todos, todo e qualquer governo, independente do seu caráter, seja ele federal, estadual e/ou municipal, deve prestar diversas formas de auxílio ao seu povo. Esses auxílios, normalmente, variam na forma de concessão, mas funcionam como uma forma de amparo em diversas situações.Dessa forma, o Brasil é um país repleto de benefícios sociais, considerando as necessidades voltadas à população. Tendo isso como base, o governo local anunciou o pagamento de um novo auxílio, que tem como objetivo garantir um recomeço àqueles que passaram por uma desagradável situação.
Assim sendo, o auxílio estará destinado para centenas de famílias que cumprirem com os requisitos básicos de concessão, garantindo, assim, uma chance para que as coisas voltem a dar certo. Logo, vale entender um pouco melhor como ele funciona.
Governo anuncia pagamento de novo auxílio para cidadãos locais
Antes de mais nada, é necessário enfatizar que, como pontuado anteriormente, é dever de todo e qualquer representante governamental oferecer diferentes formas de auxílio ao seu povo. Trata-se de uma obrigação legal, analisando a necessidade de cada um.
Dessa forma, como também é perceptível para grande parte das pessoas, o ano de 2023 foi marcado pela presença de fortíssimas chuvas. Essas chuvas causaram grandes estragos em diferentes locais do Brasil, comprometendo não só a situação das cidades, mas também da população que habita em cada um dos locais atingidos.
Tendo isso como base, portanto, o objetivo do novo auxílio é exatamente garantir uma reestruturação para as famílias que foram vítimas dessas fortes chuvas. Isso porque, em muitos casos, as chuvas são responsáveis por deslizamentos de terras e outras situações similares, resultando nos danos às residências e bens pessoais dos indivíduos.
Mais claramente pontuando, na verdade, trata-se da segunda leva de repasses do auxílio, visto que, no início do ano, ele também foi ofertado, porém, em um valor menor.
Saiba qual o valor do benefício, as condições de pagamento e quem poderá recebê-lo
Sem muitas delongas, o benefício em questão é chamado de Auxílio do Bem. Como mencionado anteriormente, ele estará destinado às pessoas que perderam suas residências e bens pessoais em razão das fortes chuvas que aconteceram nos últimos meses.
De acordo com as normas vigentes para a concessão do Auxílio do Bem, portanto, o benefício estará destinado para os moradores que ficaram instalados nos abrigos públicos. Além disso, tem-se também a necessidade de uma inscrição ativa e atualizada no sistema do Cadastro Único, o CadÚnico.
Ao todo, o Auxílio do Bem contará apenas com uma parcela. Contudo, essa parcela será ofertada no valor de R$ 1 mil, garantindo um recomeço para aqueles que cumprirem com as exigências descritas. Todas essas informações foram divulgadas pelo governo local.
Por fim, a seleção dos beneficiários acontecerá por meio de um levantamento do governo local acerca dos desabrigados. Aliás, o benefício está sendo ofertado apenas para os moradores do Acre.