Da Revista Forum

O prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU. O principal objetivo do programa é combater a fome no mundo e, para isso, distribui alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Em média, 90 milhões de pessoas são atendidas pelo PMA em 80 países.

O anúncio foi feito por meio de live transmitida ao vivo do Grande Salão do Instituto Nobel, em Oslo, na Noruega, na manhã desta sexta-feira (9). Neste ano, já foram concedidos os prêmios de medicina, química, física e literatura.

A organização premiou o programa “por seus esforços para combater a fome, por sua contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito”.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

O PMA atua especialmente em situações de emergência e em países afetados por conflitos. Essas zonas têm mais risco de desnutrição, segundo a ONU. A organização do Nobel destacou ainda que o programa já seria um merecedor sem a pandemia. No entanto, com a Covid-19, a comida está ainda menos disponível.

As expectativas eram grandes para que Brigada Henry Reeve de médicos cubanos, que ajudaram a combater o coronavírus em 39 países do mundo, ganhasse o Nobel da Paz. O Grupo de Puebla compartilhou na quarta-feira (7) uma carta assinada por diversos ex-presidentes sul-americanos, entre eles Lula, apoiando a candidatura da brigada.

Em 2019, o vencedor do Nobel foi Abiy Ahmed, o primeiro-ministro da Etiópia. No ano anterior, a jovem yazidi Nadia Murad e o ginecologista congolês Denis Mukwege ganharam o prêmio por seus esforços contra o uso da violência sexual como arma de guerra.