Da CNN Brasil

Dezenas de pessoas foram hospitalizados na cidade sul-coreana de Ulsan, depois que um incêndio atingiu vários andares de um prédio de apartamentos na noite desta quinta-feira (8).

O incêndio começou no prédio de 33 andares por volta das 23h de quinta-feira e seguiu na manhã desta sexta-feira, no horário local, segundo disseram autoridades à CNN. Imagens do local mostram uma fumaça negra ondulando acima do prédio e destroços enegrecidos espalhados pela rua.

Não houve mortes relatadas até agora. 91 pessoas foram enviadas ao hospital por ferimentos leves, como inalação de fumaça e abrasões, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Ulsan.

77 pessoas foram resgatadas do prédio e outras 82 foram evacuadas para um hotel próximo, de acordo com o Ministério do Interior e Segurança do país.

Ulsan está localizada na costa sudeste da Coreia do Sul, perto da cidade de Busan.

A primeira chamada de emergência foi feita por um residente do 12º andar, mas não está claro onde o incêndio começou e o que o causou, informou o corpo de bombeiros.

O Ministério afirmou que o fogo parece ter se espalhado de um dos andares inferiores até o último andar, queimando a parede externa do prédio.

Segundo autoridades, a resposta rápida do corpo de bombeiros foi provavelmente o motivo pelo qual não houve grandes vítimas; os bombeiros chegaram ao prédio cinco minutos após receberem a primeira ligação.

Mais de 1.000 pessoas foram destacadas, disse o corpo de bombeiros, incluindo 930 bombeiros e 75 outras equipes de emergência.

Ventos fortes atiçaram as chamas e dificultaram a extinção completa do fogo, com brasas queimando por horas depois, de acordo com a Yonhap, a agência de notícias financiada pelo governo do país.

Na manhã de sexta-feira, as chamas ainda estavam queimando nos três últimos andares do lado oeste do prédio, alimentadas por ventos que sopravam de leste a oeste, disse o corpo de bombeiros. Pela manhã, 200 bombeiros faziam turnos para vasculhar o prédio andar por andar.

O primeiro-ministro sul-coreano, Chung Sye-kyun, agradeceu às equipes de emergência e aos bombeiros de Ulsan e expressou suas condolências aos afetados em um post no Facebook na manhã de sexta-feira. Ele também pediu aos ministérios do governo e autoridades de prevenção de incêndio que forneçam medidas de proteção mais fortes e planos de preparação para incêndios.

A Coreia do Sul enfrentou vários grandes incêndios nos últimos anos, sendo o mais recente um incêndio na cidade de Icheon em abril. O incêndio, que começou em um canteiro de obras, matou 38 pessoas e feriu pelo menos 10.