Da Folha de PE

O projeto, de autoria de Juntas (PSOL), que “veda à Administração Pública Estadual fazer qualquer tipo de homenagem ou exaltação ao Golpe Militar que sofreu o Brasil em 1964 e ao período de ditadura subsequente ao golpe” foi aprovado por 15 votos a 9 na tarde desta terça-feira (03), no plenário da Alepe. Com a aprovação em Segunda Discussão, o projeto segue para sanção do governador Paulo Câmara, que tem 15 dias úteis para dar o seu parecer.

Jô Lima, das codeputadas Juntas, disse que a ação dos nove deputados que votaram contra, além dos que deixaram o plenário, ocorre por conta do “presidente deles, que participou naquela época do Golpe de 64”. Ela ressaltou ainda que o projeto passou por várias discussões até chegar às votação definitiva de hoje. Carol Bertolino, também do Juntas, disse que o projeto é necessário por conta da presença de um presidente que “exalta torturadores”, tornando a “reparação histórica” algo que precisa ser levado à discussão. O projeto se refere aos torturadores comprovados pela Comissão da Verdade.

“Minha posição é clara, a gente aprovou uma lei no Brasil de uma anistia ampla, geral e irrestrita. A gente não ficou vendo quando essa lei foi aprovada, brasileiro que assaltaram banco, pegaram em arma, sequestraram pessoa, usando farda ou não. Todo o Brasil não concordou quando o presidente da república trouxe essa discussão de volta e agora a gente vota aqui na casa uma lei fazendo a mesma coisa. Acho que essa pauta está vencida, o Brasil é de todos a gente não tem mais que discutir essa questão”, afirmou o deputado Alberto Feitosa (SD), um dos parlamentares que se mobilizou contra a aprovação. “Essa revolução foi em 64 e eu falo isso com a legitimidade de quem teve um pai preso, quando tinha dois anos de idade, preso pelo exército brasileiro”, complementou o deputado.

Saiba como votaram os deputados em plenário:

A favor

Claudiano Martins
Diogo Moraes
João Paulo
Isaltino Nascimento
Sivaldo Albino
Waldemar Borges
Simone Santana
Juntas
Fabíola Cabral
Antônio Fernando
José Queiroz
Doriel Barros
Teresa Leitão
Delegada Gleide Angelo
Wanderson Florêncio

Contra:

João Paulo Costa
William Brígido
Erick Lessa
Antonio Coelho
Romero Albuquerque
Alberto Feitosa
Henrique Queiroz Filho
Aglailson Victor
Clovis Paiva