O avanço do consumo de drogas entre jovens, adolescentes e crianças em Serra Talhada tem preocupado os candidatos à pefeitura da Capital do Xaxado, Luciano Duque (PT) e Sebastião Oliveira(PR). Sobre este tema, os dois têm olhar diferentes. No site do Tribunal Superior Elitoral (TSE), o republicano fez o registro de uma proposta de combate às drogas incluindo também a força da Guarda Municipal nos trabalhos de prevenção ao consumo. Já o petista planeja criar um Serviço de Apoio e Atendimento às famílias de usuários de crack.

“Aparelhar e qualificar a Guarda Municipal como agentes de prevenção e combate às drogas (crack e cocaína)”, diz um dos trechos do documento. A novidade de “Sebá” surge com a instalação de câmeras de vigilância nos pontos mais críticos da cidade com interligação do sistema de segurança da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS). A proposta de combate às drogas de “Sebá” se encontra na pasta de Segurança Pública.

No plano de governo registrado no TSE por Luciano Duque consta o apoio às igrejas ou movimentos religiosos que desenvolvam ações de combate a pobreza  e enfrentamento às drogas. O plano do petista também prevê a criação de um Programa Municipal de Combate ao Crack, com visão multidisciplinar, buscando a prevenção e tratamento do usuário de drogas. Duque ainda assegura aumento de recursos em 5%, no mínimo, para área social.